A nação centro-americana de El Salvador está se preparando para doar até US$135 milhões em Bitcoins para seus cidadãos.
Nesta quinta-feira (24), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou que os cidadãos adultos de El Salvador receberão US$30 em Bitcoin de graça depois de abrir sua conta no aplicativo de criptomoeda do governo, relata a Forbes.
Bitcoin como moeda oficial em El Salvador
O país, que de acordo com a Reuters deve adotar oficialmente o Bitcoin como moeda com curso legal em 7 de setembro deste ano. Assim, estima-se que 4,5 milhões de cidadãos adultos deve receber o valor proposto pelo governo.
De acordo com o analista da rede Willy Woo, se todos os 4,5 milhões de salvadorenhos optarem por receber o Bitcoin grátis, a rede de usuários do Bitcoin crescerá instantaneamente em 2,50%.
Além de anunciar os planos para o lançamento do Bitcoin, o presidente Bukele garantiu aos salvadorenhos que o uso da criptomoeda não será obrigatório. Além disso, o dólar americano também continuará como moeda de troca no país.
Bukele destaca que a introdução do Bitcoin como moeda com curso legal não será semelhante ao processo ocorrido quando a nação adotou o dólar. Quando fez-se a conversão direta conteúdo das contas bancárias dos cidadãos do colón para o dólar.
“O uso de Bitcoin será opcional, ninguém receberá Bitcoin se não quiser … Se alguém receber um pagamento em Bitcoin, pode optar por recebê-lo automaticamente em dólares.”
De acordo com o presidente, um dos principais motivos pelos quais o governo está introduzindo o Bitcoin como moeda legal é para simplificar o processo de envio de remessas para quem está em El Salvador.
LEIA MAIS: Como essas mudanças na tendência do Bitcoin afetam seu preço?