Ícone do site Criptonizando

El Salvador sofre com violência de gangues e 25 bitcoins são doados pela Bitfinex e Tether

Nayib Bukele - El Salvador - Bitcoin

El Salvador, o primeiro país a adotar o bitcoin (btc) como moeda legal, passou nas últimas semanas por uma epidemia de violência de gangues, um problema que o governo vem enfrentando há décadas.

O pico da violência ocorreu no dia 26 de março, quando mais de 60 indivíduos foram executados friamente pelos membros das gangues, que estavam atirando aleatoriamente em qualquer pessoa nas ruas.

O presidente do executivo, Nayib Bukele, declarou estado de emergência de 30 dias para conter a situação, que parece ter se estabilizado no dia 28.

Desde então, as forças armadas do país reforçaram o seu apoio e estão promovendo uma caçada aos membros de gangues sem precedentes na história de El Salvador.

Segundo dados oficiais, mais de 10 mil “padilleros”, como são chamados os membros das gangues, foram presos em todo o país em 17 dias de operação.

“10.094 terroristas presos em 17 dias. Nós continuamos… #GuerraContraPandillas”

Além disso, os detentos nos presídios também estão passando por racionamento de comida e punições mais duras, como forma para pressionar o crime organizado do país.

El Salvador e o Bitcoin

O presidente Nayib Bukele confirmou no dia 6 de abril que não poderia mais participar do evento Bitcoin 2022 em Miami devido às circunstâncias que El Salvador está vivendo.

“Estamos compartilhando uma carta do Presidente @nayibbukele que infelizmente não pode mais participar do Bitcoin 2022 devido a circunstâncias imprevistas em El Salvador que exigem sua atenção urgente. Estamos solidários com o povo salvadorenho nestes tempos difíceis.”

A corretora de criptomoedas Bitfinex e a Tether Limited, empresa por trás da stablecoin tether, anunciaram uma doação de 25 bitcoins, equivalente a cerca de US$ 1 milhão para ajudar as famílias das vítimas.

Paolo Ardoino, CTO da Bitfinex, afirmou:

“Agora, mais do que nunca, as famílias de El Salvador precisam de nosso apoio… Já vi vários líderes de nossa comunidade batendo na porta do presidente, tirando selfies e anunciando apoio publicamente. Agora é hora de agir.”

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Miami recebe touro robótico em homenagem ao Bitcoin (BTC)

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile