Em meio à hiperinflação, Turquia vai regulamentar as criptomoedas

Em meio a uma grande crise inflacionária, a Turquia está elaborando uma legislação para regulamentar o mercado de criptomoedas, que será submetida ao parlamento nas próximas semanas. 

O projeto de lei também pode impor novos impostos sobre algumas transações de criptoativos.

De acordo com as autoridades, o partido governante AK do presidente Recep Tayyip Erdoğan planeja enviar o projeto de lei regulamentando o mercado ao parlamento nas próximas semanas.

Sob a nova estrutura regulatória, as empresas seriam obrigadas a ter um mínimo de 100 milhões de liras (US$ 6 milhões) em capital, uma barreira de entrada significativa para as companhias do mercado. 

Além disso, as exchanges globais de criptomoedas seriam obrigadas a abrir filiais que podem ser tributadas na Turquia. 

As autoridades também estão explorando maneiras para tornar a custódia dos criptoativos mais segura por parte das empresas.

As novas medidas estavam na pauta de uma reunião realizada no gabinete do presidente na semana passada. 

A reunião contou com a presença do vice-presidente Fuat Oktay, do ministro do Tesouro e Finanças Nureddin Nebati e do ministro do Comércio Mehmet Muş.

Além disso, o governo também está considerando impor uma taxa simbólica sobre as compras de criptomoedas, acrescentou a publicação.

Em janeiro, o presidente Erdoğan teria instruído o partido no poder do país a realizar um estudo sobre o mercado de criptoativos.

De acordo com o provedor de serviços de pagamentos de criptomoedas Triplea, mais de 2,4 milhões de pessoas, ou 2,94% da população total da Turquia, atualmente possuem criptomoedas.

O interesse pelo Bitcoin e pelo mercado de criptoativos está aumentando na Turquia à medida que a alta inflação e uma lira fraca levam os turcos a buscar maneiras de preservar sua riqueza. 

A lira turca perdeu metade de seu valor nos últimos 12 meses, enquanto a inflação anual atingiu uma alta de 20 anos de quase 70% em abril.

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, fez há algumas semanas uma visita à Turquia.

Na época, muitos especularam que o encontro envolvesse de alguma forma o Bitcoin, visto que El Salvador se tornou o primeiro país do mundo a adotar o criptoativo como moeda legal, e está motivado em levar o BTC para outros países.

Qual sua opnião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum hoje
icon maio 28, 2025

Ethereum hoje: SharpLink anuncia tesouraria em ETH e ações disparam 420%

Escrito por Thiago Barboza
memecoins
icon maio 28, 2025

Labubu se torna memecoin explosiva na Solana

Escrito por Thiago Barboza
XRP
icon maio 20, 2025

Lançamento de futuros na CME pode impulsionar o preço do XRP?

Escrito por Thiago Barboza