Binance, a maior bolsa do mundo em volume de negócios, está sentindo o calor dos reguladores.
Em um esforço para esfriar, ela anunciou mudanças que a ajudam a cumprir melhor as regulamentações locais, incluindo mais restrições para clientes que não concluíram todas as etapas de seu processo de verificação de usuário.
A partir de hoje, novos usuários estarão limitados a saques diários de 0,06 Bitcoin, ou o equivalente a cerca de US$2.000. Isso, entretanto, se eles tiverem concluído a verificação de conta básica da plataforma.
O limite anterior era de 2 BTC por dia, ou cerca de US$70.000 aos preços de hoje.
Os novos usuários começarão a enfrentar as restrições entre 4 e 23 de agosto. Aqueles que concluíram todas as etapas de verificação podem retirar até 100 BTC.
Verificação de conta Binance
A exchange usa três níveis de verificação do usuário. O nível Básico pede nome, nacionalidade, data de nascimento e endereço.
Ele permite que as pessoas negociem rapidamente criptomoedas, bem como deposite fundos e retire a criptomoeda.
O nível intermediário pede identificação e fotos para comprovar algumas das informações fornecidas. Já a verificação avançada também exige um comprovante de endereço na forma de uma conta de serviço público ou extrato bancário.
Processo KYC
Tomados em conjunto, esses níveis constituem o processo KYC da bolsa, ou do conhecimento do seu cliente. KYC é um requisito para instituições financeiras e visa impedir que criminosos lavem dinheiro ou impedir que aqueles em uma lista de sanções acessem fundos.
A exchange disse antes que reforçaria a KYC. Em 2019, ela fez parceria com a empresa de tecnologia regulatória IdentityMind para automatizar seus processos de KYC e de combate à lavagem de dinheiro.
Ela já havia feito uma parceria com a Refinitiv em 2018 em um processo semelhante.
Esses movimentos foram formas de combater a reputação da Binance de tornar muito fácil para os traders contornar as regras fornecendo informações falsas.
Os limites de retirada mais restritivos podem ter o efeito adicional de encurralar as pessoas em um processo KYC mais intenso e abrir mão de parte de seu anonimato, desde que estejam negociando com uma identidade diferente.
Binance no centro dos holofotes
A exchange tem aparecido constantemente nos sites de notícias principalmente pelos motivos errados nos últimos meses.
O CEO da Binance, Changpeng Zhao, mais conhecido como CZ, indicou que a empresa está trabalhando para superar isso, afirmando:
“A Binance está pronta para ajudar os reguladores de todo o mundo e juntos encontrarem a melhor maneira de estabelecer um campo de jogo justo – proteção ao consumidor é importante para todos nós.
Ele acrescentou que a empresa está procurando contratar “liderança com experiência em regulamentação e conformidade”.
LEIA MAIS: Burger King do Brasil aceitará Dogecoin para caridade