Em parceria com a Microsoft, empresário brasileiro quer criar imposto único com blockchain

O empresário brasileiro Miguel Abuhab, em parceria com a Microsoft, pretende usar a tecnologia blockchain, do Bitcoin, para construir um sistema de cobrança automática de impostos sobre consumo que poderia unificar diferentes impostos nacionais em um, conforme publicação da Folha.

A ideia compete com a proposta do Ministro da Economia, Paulo Guedes, de criar um imposto único federal que deve fundir de três a cinco tributos federais, como PIS/Cofins, IPI, ICMS e ISS.

Abuhab, fundador da Neogrid, empresa de tecnologia que não participará do projeto, tem conversado com o governo desde 2015 em defesa do sistema, e agora iniciará o desenvolvimento de um protótipo que planeja concluir até maio de 2020.

A meta é finalizar ainda este ano o software que integrará autoridades tributárias, bancos, empresas de pagamento e demais contribuintes.

A Microsoft entrará com a blockchain, e a cobrança do tributo será feita no momento em que ocorre um pagamento, por qualquer meio eletrônico, feito pelo consumidor final ou por uma empresa a seus fornecedores.

O dinheiro será dividido entre o crédito para o lojista e a parcela do governo.

“Ele [o software] vai integrar os sistemas que já existem. No do boleto, é necessário incluir o valor o imposto. No da maquininha de cartão, inclui o valor do imposto. Só quero integrar (…) Tem de fazer o controle sobre a circulação do dinheiro, e não das mercadorias”, declarou o empresário.

Contudo, essa cobrança atingirá somente as transações eletrônicas em que é gerada uma nota fiscal de venda ou prestação de serviço, não tendo relação com a ideia de uma nova CPMF, que tributa qualquer transação.

“Já falei com a Microsoft. Vou fazer o protótipo e vamos desenvolver em conjunto esse produto”, disse o empresário à Folha.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 15, 2025

Criptomoeda Degen lidera renascimento da Base Chain

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon maio 13, 2025

Robert Kiyosaki defende o Bitcoin em vez do ouro e da prata

Escrito por Thiago Barboza
Uso do protocolo Bitcoin Runes cai drasticamente no final de 2024
icon maio 16, 2025

RUNE salta mais de 50% e reanima THORChain

Escrito por Thiago Barboza