Ícone do site Criptonizando

Estados Unidos aprovam novo ETF de Bitcoin

Bitcoin

Enquanto os investidores continuam pressionando a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA para aprovar um ETF de Bitcoin no mercado à vista, a SEC aprovou seu quarto ETF de futuros do cripto-ativo.

A aprovação do Teucrium Bitcoin Futures Fund foi concedida à Teucrium Trading, uma empresa com sede em Vermont que até agora oferecia exclusivamente fundos futuros de preços de safras que rastreiam os preços de milho, trigo, soja e cana-de-açúcar.

Um ETF, ou fundo negociado em bolsa, rastreia o preço de um ativo ou cesta de ativos pré-determinada.

Os investidores podem comprar ações de um ETF para obter exposição a esses ativos sem possuí-los diretamente. 

Os futuros de Bitcoin são contratos derivativos que especulam sobre o preço da criptomoeda, que difere do mercado à vista, onde as compras e vendas são realizadas instantaneamente.

O Teucrium é o quarto fundo de futuros de Bitcoin a ser aprovado no país, seguindo os ETFs da Proshares (BITO), Valkyrie (BTF) e VanEck (XBTF), que começaram a ser negociados no final do ano passado.

“Estamos satisfeitos que o arquivamento 19b4 [formulário da SEC] foi aprovado e mais informações sobre o fundo serão divulgadas quando for o momento apropriado”, disse o CEO da Teucrium Trading, Sal Gilbertie, ao Decrypt.

Os outros três fundos foram aprovados sob o Investment Company Act de 1940, que segundo a SEC fornece fortes proteções ao consumidor. 

Mas o Teucrium ETF marca a primeira vez que a SEC aprovou um fundo de futuros de Bitcoin sob o Securities Act de 1933.

A SEC disse no verão passado em um boletim para investidores que os fundos regulamentados pela lei de 1940 fornecem “proteções importantes aos investidores” – regras sobre avaliação, liquidez e custódia de ativos de fundos – que não são cobertas pela lei de 1933.

Por exemplo, o ETF Bitcoin ARK 21Shares que foi negado na semana passada foi arquivado sob a lei de 1933. 

O mesmo vale para os aplicativos de ETF Bitcoin spot da NYDIG e da VanEck que foram negados.

Agora que um ETF de futuros de Bitcoin foi aprovado sob a lei de 33, o argumento foi de que as proteções devem ser fortes o suficiente para um ETF de Bitcoin também.

O CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, tem sugerido que sua empresa pode entrar com uma ação contra a SEC para que seu Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) seja convertido em um ETF Bitcoin spot.

Ele afirmou em um tópico no Twitter ontem à noite que a SEC “não pode mais justificar a Lei ’40 como sendo o fator de diferenciação” entre futuros e aprovações pontuais de ETFs.

“Portanto, se a SEC está confortável com um #ETF de #Bitcoin futuro, ela também deve estar confortável com um ETF Bitcoin spot. E já não podem justificar justificadamente a Lei de 40 como sendo o fator diferenciador.”

Leia mais: Lightning Labs arrecada US$ 70 milhões para desenvolver Taro, protocolo de camada 2 do Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile