Ícone do site Criptonizando

ETF de Bitcoin nos EUA deve ser aprovado este mês, sugere analista da Bloomberg

bitcoin-eua-preço-criptomoedas-investir-comprar-estados-unidos

O preço do Bitcoin está disparando, e alguns analistas estão atribuindo isso a uma iminente aprovação de um Bitcoin de ETF nos Estados Unidos. Um ETF, ou fundo negociado em bolsa, é um produto de investimento que permite aos investidores comprar ações de determinados ativos na bolsa de valores.

Este produto ainda não existe nos EUA porque a SEC rejeitou repetidamente os pedidos para a criação, citando preocupações sobre a manipulação de preços no mercado de criptomoedas. A indústria há anos anseia pela aprovação de um ETF no país, e a expectativa é que, quando alguém finalmente conseguir a aprovação, isso levará a uma enxurrada de dinheiro institucional fluindo para o mercado de criptomoedas, empurrando o preço do bitcoin para cima.

No momento, pelo menos 13 empresas importantes solicitaram à SEC o lançamento de um ETF de Bitcoin e atualmente aguardam uma resposta. Especialistas em ETF dizem que é provável que, finalmente, ele seja aprovado em outubro.

Contudo, Gery Gensler, nomeado por Biden para a SEC, sugeriu que a aprovação do instrumento seja somente para o mercado futuro.

“Os ETFs futuros arquivados sob o Ato 40 (que Genz adora) estão muito vivos e provavelmente dentro do cronograma (achamos que 75% de chance que seja aprovada em outubro)”, disse Eric Balchunas, analista da Bloomberg ETF, no Twitter.

Um ETF futuro permitiria aos investidores comprar ações que representam contratos futuros, que apostam no preço do bitcoin, ao invés de comprar o próprio ativo digital. Esse produto foi anteriormente criticado por participantes da indústria. Isso pois o instrumento não representa o desejo dos investidores, além de ser consideravelmente menos líquido e não impactar fortemente o preço do cripto-ativo.

“Se passar, será um futuro. Não é um boato – alguns acreditam fortemente que será aprovado. Ironicamente, seria um produto horrível. A SEC ainda está preocupada com a manipulação do mercado e a falta de acordos com as bolsas para lhes dar visibilidade. Sempre foram assim, e isso não mudou ”, disse o ex-banqueiro Alex Kruger.

De acordo com analistas de mercado, os negociadores de futuros de Bitcoin parecem estar “na frente” do que eles esperam que seja um anúncio favorável da SEC em relação a um ETF de futuros de Bitcoin. Mike Bucella, sócio geral da firma VC Blocktower, tuitou hoje cedo que acredita que “o pessoal está comandando um BTC ETF baseado em futuros” com base na atividade atual do mercado.

Grande parte do mercado futuro do Bitcoin nos Estados Unidos ocorre na Chicago Mercantile Exchange (CME), que experimentou um aumento no interesse à medida que os investidores institucionais entram no mundo das criptomoedas. Hoje, o volume de negociação de futuros de Bitcoin na CME aumentou 7,49%, o que pode ajudar a explicar por que o preço do Bitcoin subiu 8%.

Leia mais: O Bitcoin é mais do que um hedge contra a inflação, afirma CFO de fundo de George Soros

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile