Ícone do site Criptonizando

Ethereum não é dinheiro, afirma Arthur Hayes

O ex-CEO da BitMEX, Arthur Hayes, explicou recentemente por que ele acredita que o Ethereum (ETH) não se qualifica como dinheiro – enquanto o Bitcoin (BTC) sim.

Em uma entrevista ao podcast Unchained na terça-feira, Hayes argumentou que o ETH não pode ser dinheiro se também servir a outros propósitos.

“O Ethereum tem uso – você o usa para alimentar os aplicativos em sua rede”, argumentou. 

O ether, token nativo da rede, funciona como gás para alimentar contratos inteligentes no Ethereum, sendo usado para pagar taxas de rede em transações com outros tokens. 

Hayes comparou isso com o Bitcoin – que é suportado por uma rede sem tokenização e muito poucos recursos de contrato inteligente. 

“É por isso que é uma boa forma de dinheiro, porque seu valor não pode ser confundido com a utilidade real de outras coisas”.

O Bitcoin é conhecido há muito tempo por apresentar um cronograma fixo de emissão de moedas que não pode ser alterado. 

Seu fornecimento está programado para atingir 21 milhões de moedas, em uma taxa de emissão pré-programada.

Bitcoin é fundamentalmente resistente à degradação monetária/inflação, sendo o dinheiro mais forte já criado até então pela humanidade. 

Outros tokens, no entanto – incluindo BNB – adotaram um modelo de queima usando taxas de transação de rede. 

Isso torna esses criptoativos teoricamente deflacionários ao passar do tempo. Segundo Hayes, este movimento de deflação deve ser positivo para o preço do ETH.

No entanto, este modelo pode atrapalhar o uso da rede: 

“Digamos que a deflação fique tão grave que se torne tão cara que ninguém a use… bem, adivinhe o que vai acontecer? Eles vão mudar a taxa de inflação.

Isso contradiz o objetivo do Ethereum ser um computador descentralizado que as pessoas comuns podem realmente usar.”

O ex-CEO também mencionou o incidente do The DAO de 2016 na rede Ethereum – um grande hack que levou os líderes da Ethereum a fazer um hard fork da cadeia e reverter seus danos. 

Hayes disse que esse incidente de “reversão” prova que a prioridade do Ethereum não é ser dinheiro sólido, mas sim “permitir que uma pessoa comum use essa rede e sinta alguma sensação de segurança”.

O Bitcoin também experimentou uma reversão de blockchain em sua história inicial – mas somente depois que um bug fatal foi explorado e fez com que 100 bilhões de bitcoins fossem criados artificialmente. 

“Isso é muito bom porque eles não anunciaram o Ethereum como sendo o ouro digital da internet. Isso é Bitcoin.”

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile