Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

O que são contratos inteligentes?

contratos inteligentes ethereum

Definição

Os contratos inteligentes poderiam ser definidos como um tipo de contrato que tem a capacidade de cumprir-se de forma automática uma vez que as partes tenham concordado com os términos.


Eliminando intermediários

Eliminar intermediários
Foto de Dreamstime.com

Um exemplo de uma situação que em se pode empregá-lo é na venda de um imóvel. Imagine um cenário que você precise vender seu apartamento. É um processo complexo e um pouco confuso, que implica muita papelada e burocracia. Além dos riscos óbvios de que na maioria das vezes você não conhece ou não confia suficientemente no comprador pra fazer essa operação sem um agente imobiliário.

Depois de pesar tudo isso, você toma a decisão de contratar uma imobiliária pra cuidar de todo esse processo. Eles intermeiam toda a operação, cuidam das partes burocráticas e supervisionam tudo até que o negócio seja fechado. Estaria ótimo se tudo isso não custasse aproximadamente entre 6% a 8% do valor da transação, o que é uma fatia bastante considerável!

Em situações como essa os contratos inteligentes tendem a deixar os valores bem mais baixos. Esses contratos são ordens automáticas que devem ser executadas se as regras preestabelecidas forem cumpridas. O que significa que a propriedade do seu apartamento só será repassada ao comprador quando o capital acordado for enviado ao sistema.

O que esse sistema faz é um serviço de custódia de valores. Já que tanto o dinheiro quanto os direitos de sua propriedade são mantidos no sistema e enviados para ambas as partes rigorosamente ao mesmo tempo. Além do mais, a transação é verificada por milhares de pessoas, portanto sem risco de fraude.

Sem as dores de cabeça da burocracia e com o problema da confiança entre as partes resolvido. Já não serão mais necessários desembolsar toda essa grana pra contar com os serviços de um agente imobiliário, pois todas as suas funções podem ser pré-programadas no contrato inteligente.

 

Aplicações que já utilizam contratos inteligentes

Na plataforma da Ethereum é possível criar inúmeras aplicações com as mais diversas funcionalidades baseadas em contratos inteligentes. A plataforma oferece uma interface bem amigável e mesmo pessoas com pouco conhecimento técnico podem ser capazes de utilizá-la.

Abaixo listamos alguns aplicativos interessantes que já rodam na Ethereum, lembrando que as citações a seguir são meramente informativas e não tem como objetivo fazer nenhuma recomendação em particular:

 

Ethlance

Ethlance contratos inteligentes ethereum

Ethlance é um portal online de empregos que usa a plataforma da Ethereum para conectar empregadores e freelancers. Ao invés cobrar uma porcentagem dos ganhos do freelancer como fazem as atuais plataformas centralizadas, os usuários do Ethlance só necessitam pagar uma pequena taxa quando começam a utilizá-la.

 

Arcade City

arcade city dapp

O Arcade city é uma plataforma que conecta clientes e motoristas de maneira direta, sem intermediários, garantindo um preço em que os dois lados saem ganhando. Uma funcionalidade interessante da plataforma é que ela permite a criação de grupos privados de motoristas(Guildas). Sendo possível criar por exemplo um grupo de motoristas mulheres que só atendem a outras clientes mulheres. Ou um outro grupo que o critério seja ter no mínimo 1 ano de experiência como motorista.

A plataforma possui um mapa onde você visualizar os perfis dos motoristas que estejam na sua região e escolher aquele que preferir. O que acontece nos aplicativos mais populares atualmente é justamente o contrário, que mandam a corrida para o motorista mais próximo.

 

Golem

Golem dapp

Através do Golen você pode usufruir do poder computacional de outros computadores que estejam em qualquer lugar do planeta. Inclusive você mesmo pode “alugar” a capacidade do seu computador para a rede Golem – enquanto esteja dormindo, por exemplo – e será pago por isso.

Você pode imaginá-lo como um mercado onde é possível comprar e vender poder computacional extra. A moeda utilizada para as transações é o GNT(Golem Network Token), que é baseado em Ether.

Próxima: Como minerar Ethereum?

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias