Ícone do site Criptonizando

EUA podem banir mineração de Bitcoin, afirma governo Biden

A Casa Branca sugeriu hoje que os legisladores e reguladores dos EUA poderiam em breve reprimir a mineração de Bitcoin e criptomoedas por causa do seu suposto impacto ambiental.

Em um relatório de quinta-feira, encomendado pelo presidente Biden em uma ordem executiva em março, o Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca disse que os mineradores devem reduzir as emissões de gases de efeito estufa, com a ajuda da Agência de Proteção Ambiental (EPA), do Departamento de Energia (DOE) e outras agências federais.

O estudo propõe que o governo colete mais dados sobre o uso de energia da indústria, avance nos padrões de eficiência energética – além de promover o “uso de tecnologias de criptoativos ambientalmente responsáveis”.

Mas a Casa Branca também chegou a dizer que, se as medidas para tornar a mineração mais verde não funcionarem, a atividade, como o próprio Bitcoin, poderia ser totalmente banido.

“Caso essas medidas se mostrem ineficazes na redução de impactos, o governo deve explorar ações executivas e o Congresso pode considerar uma legislação para limitar ou eliminar o uso de mecanismos de consenso de alta intensidade energética para mineração de criptoativos”, disse o relatório.

Os EUA são um centro global para a mineração de Bitcoin, sendo responsável por cerca de 38% do hashrate global.

O relatório de hoje também observou a diferença entre blockchains de prova de trabalho e prova de participação – e mencionou a atualização do Ethereum que vai mudar o mecanismo da rede.

Na próxima semana, espera-se que o Ethereum, o segundo maior criptoativo por valor de mercado, passe para a prova de participação.

“Tem havido pedidos crescentes para que blockchains [de prova de trabalho] adotem mecanismos de consenso menos intensivos em energia”, disse o relatório. 

“A reação mais proeminente foi o lançamento prometido pela Ethereum do ‘Ethereum 2.0’, que usa um mecanismo de consenso [de prova de participação].”

Um banimento do Bitcoin nos EUA representaria um duro golpe no maior criptoativo por valor de mercado.

No entanto, a decisão certamente deveria ser contestada em tribunais, devido às claras violações da primeira emenda dos EUA, que assegura a liberdade de expressão.

Devido a um entendimento da suprema corte, softwares livres como o Bitcoin são considerados liberdade de expressão há algumas décadas.

Este movimento representaria uma perda significativa para os avanços promovidos pelo Bitcoin.

As declarações do governo sobre o Bitcoin devem ser analisadas com cuidado, visto que eles têm claros conflitos de interesse na regulação do mercado de criptoativos.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile