Ícone do site Criptonizando

Facebook acredita que reguladores não impedirão a Libra; Lançamento deve acontecer em 2020

libra facebook criptomoeda bitcoin

Apesar dos obstáculos enfrentados pelo Facebook devido às preocupações dos órgãos reguladores em relação ao projeto de sua stablecoin Libra, a gigante das mídias sociais parece seguir confiante.

Em entrevista ao jornal suíço NZZ na última sexta-feira (20), David Marcus, chefe da Calibra, disse que o objetivo da empresa continua sendo lançar a criptomoeda em 2020.

Segundo ele, a equipe por trás do projeto precisará lidar de maneira adequada com todas as preocupações dos reguladores, que temem que a criptomoeda da companhia possa perturbar a política monetária do banco central e desestabilizar o sistema financeiro global.

“Eu vejo a Libra enfrentando problemas maiores de aceitação do usuário do que os problemas regulatórios”, afirmou Marcus.

A declaração poderia ter partido da consciência que o Facebook tem de que seus usuários não mais confiam na plataforma no quesito segurança e privacidade, tornando assim, difícil o sucesso de um sistema de pagamentos criado pela empresa.

No entanto, o chefe da Calibra afirmou que a dificuldade seria para que os consumidores entendam adequadamente para o que poderão usar a Libra.

Para ele, é provável que a rede tenha “atritos consideráveis” no início, devido à necessidade de os usuários passarem por enormes procedimentos de identificação.

Contudo, ele rebateu o argumento de que a Libra pode representar uma ameaça em potencial à política monetária soberana. Segundo ele:

“Cada unidade da Libra é depositada individualmente com moedas tradicionais e nenhum dinheiro novo é criado. Não há impacto sobre juros e rendimentos. Sendo assim, a reserva da Libra também não pode perturbar a política monetária”, declarou.

“De qualquer forma, é improvável que os usuários paguem por um café expresso […] com Libra no futuro. Em vez disso, eles usarão a moeda onde houver benefícios, como pagamentos internacionais ou micropagamentos.”

Ao falar sobre a privacidade dos usuários, Marcus alegou que o Facebook não terá acesso aos dados da carteira Calibra. Ele afirma que os dados da mídia social e da rede de pagamentos da Libra permanecerão estritamente separados.

União Europeia quer competir com a Libra

Para Bruno Le Maire, Ministro das Finanças da França, a Europa deveria emitir sua própria “moeda digital pública” para competir com a stablecoin do Facebook.

O ministro afirma que no próximo mês discutirá a possibilidade de criar uma criptomoeda com seus colegas no continente.

Enquanto a Europa considera a possibilidade, a Binance se prepara para lançar a criptomoeda Venus, que também deve competir com a gigante das mídias sociais.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile