Ícone do site Criptonizando

Febraban alerta sobre golpe da troca de cartão no carnaval

Febraban alerta sobre golpe da troca de cartão no carnaval

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou um alerta sobre o golpe da troca de cartões de crédito durante o carnaval.

As ações criminosas na época do carnaval são recorrentes, pensando nisso, o órgão cita o cuidado até com o furto do celular. Ser cauteloso com a aglomeração de pessoas e distração na hora de pagar as compras.

De acordo com o Febraban, o golpista se passa por vendedor ambulante e presta atenção na senha em que está digitando. Feito isso, o criminoso troca o cartão e devolve outro muito parecido quando finaliza a compra. A pessoa percebe que isso ocorreu somente quando for usar o cartão novamente.

“Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita: isso não pode acontecer; lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos.

O órgão alerta a importância de avisar a instituição financeira para que o banco faça o bloqueio do acesso por meio de aplicativo instalado no celular ou cartão de crédito trocado.

“Quando a pessoa tem seu celular roubado, ela se lembra de fazer o boletim de ocorrência e avisar a empresa de telefonia e a operadora do cartão de crédito. Quase ninguém lembra de avisar ao banco”, alerta Volpini.

Para reduzir os riscos de ser vítima desses golpistas, a Febraban destacou algumas orientações:


O diretor da Febraban, finaliza dizendo:

“É importante comunicar ao banco o roubo do celular assim que perceber que não está mais com o aparelho. Assim, a instituição financeira poderá bloquear o acesso à conta por meio do aplicativo do banco instalado no celular roubado e impedir que os bandidos realizem qualquer operação”.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile