Ícone do site Criptonizando

Fidelity lança primeiro ETP de Bitcoin da Europa

Bitcoin superou o mercado de ações 8 vezes nos últimos 10 anos-criptomoedas

A Fidelity International, empresa de gestão de investimentos com sede em Londres, listou o primeiro Produto Negociado em Bolsa (ETP) de Bitcoin na Europa em resposta ao aumento da demanda institucional.

O produto, chamado Fidelity Physical Bitcoin ETP, começou a ser negociado na Deutsche Börse AG da Alemanha e na Bolsa de Valores de Frankfurt na terça-feira (15 de fevereiro de 2022) sob o símbolo “FBTC”.

O lançamento do Bitcoin ETP tem como alvo atender a demanda de clientes institucionais e profissionais. 

Uma pesquisa da Fidelity Digital Assets em julho de 2021 mostrou que 70% dos entrevistados institucionais planejavam diversificar em ativos digitais. 

De acordo com uma declaração de Christian Staub, diretor administrativo da Fidelity International:

“À medida que essa tecnologia se torna cada vez mais aceita, nossos clientes estão pedindo com razão uma maneira eficiente de se beneficiar dessa tendência. 

A FBTC oferece aos clientes uma solução de qualidade institucional para entrar no mercado de forma familiar, simples e segura.”

O Bitcoin ETP cobrará uma taxa de 0,75%, que é considerada “a mais barata do mercado europeu, juntamente com o Bitcoin Tracker Certificate USD (SBTCU) do SEBA Bank”.

A Fidelity Digital Assets atuará como custodiante do ETP, enquanto a Eurex Clearing efetuará a compensação centralizada do produto. 

O FBTC estará disponível para listagem na SIX Swiss Exchange nas próximas semanas.

A empresa de gestão de investimentos Invesco também lançou um Bitcoin ETP em novembro de 2021. 

O Invesco Physical Bitcoin ETN foi listado na bolsa de valores digital da Deutsche Boerse, Xetra, sob o símbolo BTIC.

Até o momento, ETFs de Bitcoin e produtos financeiros similares foram lançados no Canadá, Brasil, Chile e agora, Europa.

A SEC, agência que regulamenta o mercado financeiro dos Estados Unidos, está relutante em aprovar um ETF de Bitcoin no país, e vem rejeitando pedidos desde 2013.

Mais recentemente, o país aprovou a negociação de alguns ETFs de Bitcoin voltados para o mercado futuro, apesar da grande demanda por um ETF no mercado à vista.

Você já investiu em algum ETF ou ETP de Bitcoin? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Este fator vai impulsionar o bitcoin para R$ 1 milhão, segundo Tom Lee

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile