Dois funcionários da Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas, se casaram na blockchain da Ethereum. O casal utilizou contratos inteligentes para firmar o compromisso no casamento.
De acordo com os tweets de Rebecca Rose, o casamento teve a celebração também com um par de anéis de token não fungíveis (NFT). Desta forma, Rose explicou que o contrato inteligente para o casamento, emite uma arte digital para suas carteiras de criptomoedas na forma de NFTs.
O token do casal se chamava Tabaat, a palavra hebraica para ‘anel’. Contudo, segundo o Cryptoglobe, o token contém ainda uma animação do artista Carl Johan Hasselrot, mostrando “duas coisas distintas se tornando uma, assim como no casamento”.
Mas, além dos tokens, a troca de anéis virtuais do casal foi permanentemente armazenada na blockchain. “Para que todos vejam como uma prova do compromisso dos noivos”. Por fim, segundo Rose, a blockchain é “para sempre” e “imparável”, em comparação com os objetos físicos. Além disso, os NFTs não exigem permissão de ninguém. Viva aos noivos!!!
O que são NFT
Os tokens não fungíveis (NFT), definem um ativo que será exclusivo. Podem ser representado por uma imagem, ativo digital, música, casa, carro, entre outros. Sendo assim, os NFTs foram criados para podermos identificar o ativo de maneira única.
Além disso, os NFTs possuem exclusividade. Fornecendo métodos que diferenciem o ativo de outros ativos digitais. Os tokens são raros e consiste na escassez, por isso, se tornam tão desejados entre os colecionadores.
Os NFTs são normalmente introduzidos na blockchain da Ethereum. Entretanto, a Cardano (ADA) informou que está trabalhando para disponibilizar NFTs em sua blockchain. Em breve, o mercado NFT poderá contar com o suporte da ADA.
Primeiro casamento brasileiro em blockchain
Recentemente, o cartório em João Pessoa, Paraíba, registrou o primeiro casamento coletivo em blockchain. A cerimônia foi realizada através do Zoom por conta da pandemia e registrados através da tecnologia blockchain.
Contudo, não é o primeiro casamento no Brasil. Em 2018, o casal Isnaylha Ereshkigal e Kalyna Lordão celebraram o contrato de união através da tecnologia blockchain. Além disso, foi o primeiro casamento entre duas mulheres a utilizar tal tecnologia.
A tecnologia blockchain é uma base dados criptografada e descentralizada, onde informações podem ser armazenadas de forma segura. Sendo assim, impossível de alterar. Contribuindo para a redução da burocracia sem perder de vista a segurança.
Em 2017, foi registrado o primeiro casamento via blockchain. Os jovens, Diego Vale e Guilherme Mesquita oficializaram a união através de contrato inteligente. A cerimônia aconteceu na Campus Party 2017, após a palestra de Diego sobre “bitcoin para iniciantes”.