Anatoly Yakovenko, cofundador da Solana (SOL), ofereceu uma perspectiva sobre as diferenças entre Ethereum (ETH) e Bitcoin (BTC) em seu perfil na rede social X.
O empresário destacou que uma das principais diferenças entre as duas criptomoedas reside na forma como cada uma consome energia.
O Bitcoin, que opera sob o modelo Proof-of-Work (PoW), requer uma alta quantidade de energia devido à necessidade de hardware especializado para mineração.
Em contraste, o Ethereum fez uma transição para o Proof-of-Stake (PoS), resultando em uma redução no consumo energético e, consequentemente, nos custos operacionais.
Yakovenko sugere que essa diferença pode impactar o gasto de capital, com o ETH oferecendo uma solução mais econômica.
Valorização de mercado
A comparação de Yakovenko entre os dois ativos de maior capitalização do mercado de criptomoedas também envolve sua adoção e valorização.
Embora o ETH seja conhecido por ser a maior rede descentralizada para contratos inteligentes, o preço da altcoin não acompanhou o crescimento que o BTC experimentou nos últimos meses.
O Bitcoin, por sua vez, é visto como uma reserva de valor e tem atraído tanto investidores de varejo quanto institucionais, principalmente em tempos de instabilidade econômica.
Enquanto a adoção do Ethereum continua a crescer, seu token ainda não atingiu o mesmo nível de aceitação global para pagamentos e como proteção contra inflação,
Segundo Yakovenko , o mercado ainda observa a capacidade do Ethereum de se afirmar em termos de valor e uso prático, com destaque para o período pós-Merge, que prometeu uma diminuição no consumo de energia e uma valorização do ativo, mas que até agora não se refletiu no preço do ETH.