Ícone do site Criptonizando

Gestor do maior fundo de investimentos do mundo revela que possui Bitcoin

ray-dalio-bitcoin-btc-criptomoeda-governos

O lendário gerente de fundos de hedge e investidor bilionário Ray Dalio, fundador, presidente e co-diretor de investimentos da Bridgewater Associated, revelou que possui Bitcoin e afirmou que prefere possuir a criptomoeda à títulos do governo.

Em entrevista ao CoinDesk, o americano de 71 anos, cujo patrimônio líquido é estimado em cerca de US$ 18,7 bilhões, revelou que vê o dólar americano à beira da desvalorização em um nível que foi visto pela última vez em 1971, e que a China está ameaçando o papel do dólar americano como moeda de reserva mundial.

Em tal ambiente, Dalio acredita que o bitcoin, com suas propriedades semelhantes ao ouro, pode ser um veículo de investimento atraente. Em um cenário inflacionário, ele revelou que pessoalmente “prefere bitcoin a um título do governo”. E acrescentou que possui “algum bitcoin”.

Dalio se junta ao seu colega bilionário Stanley Druckenmiller a assumir uma posição no Bitcoin. O mundo financeiro tradicional deixou de ignorar ou evitar criptoativos para adotá-los, com algumas instituições buscando lucrar com seu crescimento

A postura de Dalio sobre as criptomoedas aparentemente começou a mudar no início deste ano, quando ele escreveu que há uma “possibilidade de que o bitcoin e seus concorrentes possam preencher essa necessidade crescente” por uma reserva alternativa de valor.

No entanto, o investidor reiterou as preocupações de que os governos, temendo a competição do bitcoin, poderiam reprimir o espaço das criptomoedas. 

Mais de uma década atrás, quando o bitcoin estava em seus estágios iniciais, Dalio estudou a ascensão e queda das três moedas de reserva globais mais recentes: o florim holandês, a libra esterlina e o dólar americano, disse ele.

Ele acrescentou movimentos de supremacia da moeda em três “ciclos” que poderiam ocorrer simultaneamente, passando pela criação de dívida e ativos financeiros, por um “ciclo de conflito de coesão interna” e a ascensão de outra potência para desafiar a moeda principal existente. 

A taxa de inflação anualizada para os EUA nos 12 meses encerrados em abril foi de 4,2%, acima da meta de longo prazo do Federal Reserve de 2%. Embora a taxa esteja sendo comparada a de abril de 2020, um mês em que muitas das economias mundiais desaceleraram, para Dalio isso pode ser um problema.

Os mercados chineses estão se abrindo para os estrangeiros e “ainda têm um mercado de títulos atraente. Eles têm mercados de capitais atraentes que são mais abertos. ” Embora o renminbi da China esteja possivelmente em alta e o dólar esteja diminuindo, ele acredita que uma criptomoeda neutra como o BTC poderia agir como o ouro nos séculos anteriores e disparar.

Embora Dalio acredite que uma carteira diversificada possa ter exposição ao BTC, existem riscos que ele acredita que precisam ser considerados. Ele disse:

“Uma das grandes coisas, eu acho, que preocupa é o governo ter a capacidade de controlar quase qualquer um deles, incluindo bitcoin ou moedas digitais. Eles sabem onde estão e o que está acontecendo. “

Se os governos temerem que os detentores de títulos estejam vendendo a favor do bitcoin, é mais provável que o governo reprima o BTC. Dalio também observou que vê a criptomoeda e o ouro “provavelmente” subirem em relação aos títulos.

Leia mais: A maioria das criptomeodas são inúteis, mas não Bitcoin, afirma presidente do Federal Reserve

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile