Goldman Sachs prepara criação de ETF das Finanças Descentralizadas (DeFi)

O banco de investimento Goldman Sachs avançou em direção ao Ethereum e às Finanças Descentralizadas (DeFi) nos últimos meses.

De acordo com um documento apresentado junto a Securities and Exchange Commission (SEC), ele está pronto para oferecer um fundo negociado em bolsa (ETF), ligado a empresas do setor.

O Goldman Sachs Innovate DeFi e o Blockchain Equity ETF proporcionarão aos investidores exposição a empresas “alinhadas com os temas” da tecnologia blockchain e da “digitalização das finanças”, afirmou o banco.

Um ETF é um produto de investimento que rastreia um ativo ou grupo de ativos e pode ser negociado como ações nas bolsas tradicionais. Embora a SEC tenha uma carteira de pedidos de ETFs de Bitcoin e criptomoedas, o regulador ainda não aprovou o instrumento.

O Goldman afirmou que o fundo será projetado para corresponder ao “desempenho do Solactive Descentralized Finance and Blockchain Index”. O Blockchain Technology Performance Index da Solactive apresenta empresas de peso como Nokia, Facebook, Alphabet, Mastercard e Paypal.

A adoção do Goldman pelo setor DeFi, que remove intermediários como grandes instituições financeiras e empresas de processos como bancos é, no mínimo, curiosa.

O Goldman Sachs juntou-se a uma rodada de financiamento de US$ 28 milhões para a empresa de infraestrutura de blockchain Blockdaemon em junho. Mais tarde naquele mês, revelou planos para abrir negociações com opções Ethereum nos próximos meses.

Durante o mercado de alta de 2017, muitos bancos tradicionais rejeitaram o Bitcoin e o mercado de criptomoedas. O JP Morgan chegou a chamar o BTC de fraude, e afirmou que demitiria qualquer funcionário que o negociasse.

Hoje, todos os grandes bancos e instituições financeiras estão pensando em como se integrar a esse setor em expansão, incluindo o JP Morgan.

Leia mais: Inflação de alimentos básicos subiu 60,6% desde 2020, alerta canal sobrevivencialista

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Michael Saylor comenta nova alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin
Dólar - EUA st
icon novembro 20, 2024

Adam Back especula sobre adoção do Bitcoin pelos EUA

Escrito por João Victor
Alta histórica do bitcoin liquida 160.000 traders
icon novembro 21, 2024

Alta histórica do bitcoin liquida 160.000 traders

Escrito por Sabrina Coin