Ícone do site Criptonizando

Governo da China expulsa alto funcionário por defender mineradoras de Bitcoin

Partido Comunista da China - Bitcoin

Um relatório recente do South China Morning Post informou que Xiao Yi – ex-vice-presidente do Comitê Provincial de Jiangxi – não faz mais parte do corpo governante do Partido Comunista devido à sua conexão com as operações de mineração de Bitcoin e criptomoedas.

A declaração revelou que ele é o oitavo oficial de nível provincial a ser colocado sob investigação este ano, em meio à intensificação da campanha anticorrupção do presidente Xi Jinping. Entre todos eles, Xiao Yi é o político mais bem classificado a ser punido por apoiar operações envolvendo criptomoedas.

“[Xiao] violou o novo conceito de desenvolvimento e abusou de seu poder de introduzir e apoiar empresas a se envolverem em atividades de ‘mineração’ de moeda virtual que não atendem aos requisitos da política industrial nacional”, afirmou o governo chinês.

Além disso, a investigação considerou Xiao Yi culpado de outros crimes, como aceitar subornos e comparecer a festas que podem ter comprometido o cumprimento de seus deveres. A acusação concluiu que ele trocou o poder por dinheiro e concedeu privilégios a pessoas próximas a ele depois que lhe concederam propriedades.

No início deste ano, o governo chinês impôs uma repressão a todas as operações envolvendo criptomoedas, sendo a mineração uma delas. Antes disso, a nação mais populosa era a líder global de mineração, mas a primeira posição agora pertence aos EUA, seguido do Cazaquistão. 

A repressão chinesa também atingiu a Bitmain, empresa com sede em Pequim, conhecida como uma das maiores fabricantes mundiais de máquinas de mineração de bitcoin. A empresa revelou no mês passado que não entregaria mais suas plataformas de mineração para endereços na China continental.

Ainda assim, a nova política não afetou os clientes em mercados estrangeiros, uma vez que a empresa afirmou que “está trabalhando muito para garantir o abastecimento de clientes em todo o mundo”. Para atender à demanda por equipamentos de mineração em todo o mundo, a Bitmain também aumentou sua capacidade de produção de contêineres modulares de mineração – Antbox. 

Leia mais: Twitter vai ter uma equipe dedicada para aplicações descentralizadas

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile