O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que 2021 será o ano do Petro (PTR), o token apoiado pelo Estado.
Conforme reportou o Bitcoin News, a Venezuela quer impulsionar sua própria criptomoeda neste ano, para ter uma economia nacional “100% digital”.
O governo pretende impulsionar a economia por meio de um processo de digitalização completo. Atualmente, 77% das transações comerciais do país são realizadas por soluções digitais.
Maduro falou sobre um “renascimento” para a criptomoeda Petro, lastreada nas reservas de petróleo da Venezuela.
Alguns analistas comentaram que não viram “nenhum potencial forte, pelo menos em termos de adoção, no token PTR”.
Contudo, o presidente venezuelano acredita que a sua agenda de economia deve impulsionar o mercado de criptomoedas nacional.
“O renascimento do uso do Petro, de todos os sistemas de criptomoeda, o uso de tecnologias de blockchain, o desenvolvimento do sistema Patria e a geração de novos aplicativos darão o tom para 2021”, declara Nicolás Maduro.
O venezuelano pretende fortalecer o uso de soluções de pagamentos digitais no país, para evitar pagamentos em dinheiro.
Maduro disse que “este ano, vamos facilitar a utilização de meios de pagamento em moeda nacional para transportes públicos e todos os negócios, através de sistemas de pagamento que não necessitem de ligação on-line”.
O presidente quer chegar a uma economia 100% digital nacional.
Além de impulsionar o token neste ano, Maduro quer fortalecer o desenvolvimento da tecnologia blockchain.
De acordo com o presidente, os “sistemas nacionais e globais de criptomoeda darão o tom para 2021, assim como o uso da tecnologia blockchain em diferentes setores… e o desenvolvimento de novos aplicativos que fornecerão soluções para problemas específicos”.