Ícone do site Criptonizando

Governo do Líbano desvaloriza moeda em 90%

Líbano

Líbano

O Líbano está adotando uma nova taxa de câmbio oficial, desvalorizando sua moeda local em quase 90%. 

A nova taxa é fixada em 15.000 libras libanesas para cada dólar americano, de acordo com uma uma declaração do governador do banco central do país, Riad Salameh.

Isso marca uma mudança significativa em relação à antiga taxa de 1.507 libras libanesas por dólar. A moeda oficial libanesa está atrelada ao dólar a essa taxa desde 1997.

Salameh afirmou que os bancos comerciais no Líbano “verão a parte de seu patrimônio que está em libras cair” assim que a nova taxa de câmbio oficial for implementada. O presidente do BC acrescentou que, para diminuir o impacto da medida, os bancos terão cinco anos “para reconstituir as perdas com a desvalorização”.

Problemas financeiros do Líbano

A libra libanesa começou a desvalorizar em 2019 devido à grande crise econômica do país e à probabilidade de que seu governo não cumpra as obrigações da dívida nacional em vencimento.

Em uma tentativa de enfrentar a paralisante crise financeira, os bancos libaneses restringiram o acesso livre de cidadãos comuns às suas economias em dólares, mas a medida piorou a situação.

A decisão de desvalorizar sua moeda está de acordo com um projeto de acordo firmado com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no ano passado que poderia permitir que o país recebesse um resgate da organização para enfrentar sua crise financeira. 

Devido às suas propriedades monetárias únicas, o Bitcoin é certamente uma solução para esses problemas financeiros. Por não depender de instituições centralizadas, como bancos centrais e governos, o BTC oferece uma solução soberana para indivíduos que desejam proteger suas economias.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile