Ícone do site Criptonizando

Governos vendem hoje cidadania por bitcoin, no futuro venderão terras soberanas

Bitcoin (BTC)

Nos últimos anos, especialmente após 2020, vimos um movimento ainda pequeno, porém significativo, de governos, instituições e nações soberanas adotando de alguma forma o Bitcoin (BTC), seja através da mineração, compra ou incentivos para a indústria.

Atualmente, três pequenos países permitem a compra de cidadania ou visto de residência permanente por meio do bitcoin. 

Este é o caso de Antígua e Barbuda, um conjunto de ilhas entre o Oceano Atlântico e o Caribe, Vanuatu, um arquipélago de 300 ilhas próximas a Austrália e El Salvador, a nação latina-americana que foi a primeira do mundo a adotar o Bitcoin como moeda legal.

A compra de cidadania em outra jurisdição pode ser uma ótima alternativa como estratégia de diversificação, uma vez que blinda o investidor de eventuais problemas em seu país de origem.

Certamente, muitos cubanos e venezuelanos sentem hoje grande necessidade de possuir uma outra jurisdição para se apoiar, visto o colapso societal apresentado nesses países e a imposição de governos tirânicos.

Do ponto de vista do estado que está cedendo cidadania, está também é uma oportunidade para atrair capital estrangeiro e investimentos para o país.

Normalmente, países que cedem cidadania também oferecem benefícios fiscais a empresas e indivíduos, que dessa forma possuem ainda mais incentivo para possuir uma segunda residência jurídica e fiscal.

El Salvador está oferecendo cidadania permanente para quem investir pelo menos o equivalente a 3 bitcoins no seu Bitcoin Volcano Bond.

O Bitcoin Bond, que deve ser lançado ainda em março de 2022, pretende arrecadar US$ 1 bilhão, que será direcionado para a compra de mais btcs para os cofres e do governo e para financiar a construção da infraestrutura básica da Bitcoin City.

Venda de terras soberanas

A emissão de bitcoins é bem definida e previsível. Atualmente, pouco menos de 19 milhões de moedas já foram mineradas pela rede. Restam apenas 2 milhões de moedas para serem extraídas ao longo dos anos. 

Em um cenário onde o BTC se torna o ativo financeiro dominante, semelhante ao papel atual do dólar americano e do ouro, as forças econômicas de poder do mundo podem ser alteradas drasticamente.

O poder econômico do mundo está atualmente concentrado em governos e instituições públicas e privadas próximas ao estado. 

Isso ocorre pois o sistema fiduciário, que permite a livre criação de moeda por parte do governo sem qualquer tipo de contraparte, proporciona uma enorme concentração de riqueza no estado ao custo do empobrecimento da sua população.

O Bitcoin é um ativo escasso, cuja oferta é limitada a 21 milhões de moedas. Neste ambiente, o poder financeiro e econômico estará concentrado na nova nobreza mundial, que será composta por aquelas pessoas que conseguiram acumular milhares ou centenas de bitcoins.

Felizmente, a maior parte desses ativos já foi acumulada e guardada pelos primeiros participantes da rede e por baleias que estão entrando agora no mercado, como os lendários programadores Nick Szabo e Adam Back, e as empresas Tesla e MicroStrategy.

Acredito que a maior parte desses bitcoins não estão à venda por dólares ou moeda fiduciária, mas por outros ativos com valor real, como terras soberanas e títulos nobiliárquicos (títulos de nobreza).

Em um ambiente em que governos têm dificuldade histriônica para cobrar impostos e emitir moeda, restam poucas alternativas para os estados nacionais manterem a sua hegemonia econômica e importância.

Essa seria uma solução ótima para governos acumularem o bitcoin.

Considere doar alguns satoshi para: 14i1WG55R26rimJUGBtFWMPMiuBdB527v1

Você gostaria de ser o rei da sua terra soberana ou possuir um título da alta nobreza com privilégios? Deixe na seção de comentários abaixo

Leia mais: Lugano, na Suíça, segue El Salvador e adota Bitcoin como moeda legal

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile