Ícone do site Criptonizando

Grayscale considera processar SEC caso ETF de Bitcoin não seja aprovado

bitcoin-notícias-2017-preço-máxima-grayscale-comprar-investir

A Grayscale, a maior gestora de bitcoin e cripto-ativos do mundo, vem trabalhando há anos para converter seu Grayscale Bitcoin Trust – que tem mais de US$ 28,5 bilhões em ativos sob gestão – em um fundo negociado em bolsa –ETF– de Bitcoin.

No seu caminho, no entanto, está a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que ainda não aprovou nenhum ETF spot de Bitcoin para investidores americanos.

Com a agência definida para tomar uma decisão até 6 de julho, o CEO Michael Sonnenshein consideraria processar a agência se o pedido for rejeitado. 

O executivo disse à Bloomberg sobre um possível processo:

“Acho que todas as opções estão na mesa”.

O Grayscale Bitcoin Trust permite que investidores privados comprem ações em um pool de Bitcoin para que possam obter exposição de preço ao ativo sem ter que se preocupar com custódia. 

Também pode ter certos benefícios fiscais em comparação com investimentos diretos em Bitcoin. 

Mas isso também possui algumas desvantagens, como a falta de soberania sobre o ativo, menor nível de liquidez para negociação e possibilidade de descolamento das ações com o preço do bitcoin no mercado aberto.

Embora o GBTC seja negociado de forma bastante próxima do preço real do BTC, atualmente ele está sendo negociado com um desconto de 26%. 

Isso significa que é muito mais barato comprar do que o bitcoin real – bom para quem quer entrar, mas não tão bom para investidores cujas ações estão bloqueadas.

Os fundos negociados em bolsa são instrumentos financeiros vinculados a outro ativo ou cesta de ativos. 

Porém, a SEC vem negando uma longa lista de candidatos a ETF de Bitcoin. 

Até o momento, a agência permitiu ETFs futuros de Bitcoin – que rastreiam o preço não do BTC, mas de apostas futuras de BTC. 

Futuros de Bitcoin são contratos entre investidores para comprar ou vender um ativo se o preço da criptomoeda atingir um determinado nível em uma data específica. 

O raciocínio da SEC para permitir ETFs futuros de Bitcoin enquanto nega ETFs spot está relacionado ao fato de que a Commodity Futures Trading Commission, tem supervisão regulatória sobre as exchanges de derivativos. 

Nenhuma das agências tem muito poder regulatório sobre a negociação de Bitcoin.

Embora Sonnenshein tenha chamado a adoção de ETFs futuros de Bitcoin de “emocionante”, ele diz que as pessoas estão ansiosas por mais opções. 

“Na verdade, existem agora mais de 800.000 contas nos EUA, todas esperando pacientemente para convertê-las em um ETF.

É uma questão de quando, não uma questão de se, um ETF Bitcoin spot é aprovado”.

Leia mais: Mineração de Bitcoin é uma grande oportunidade para Petrobrás e usinas brasileiras

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile