Ícone do site Criptonizando

Guedes acusa FEBRABAN de manipular a imprensa contra imposto digital

Guedes acusa FEBRABAN de manipular a imprensa contra imposto digital

Imagem Reprodução InfoMoney/ Ueslei Marcelino

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, acusou a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) de manipular a imprensa contra o imposto digital.

Para o ministro, os bancos já cobram uma “CPMF”,  um novo imposto sobre as transações financeiras e pagamentos eletrônicos que Guedes quer implementar.

Guedes diz que as instituições financeiras são contra esse imposto porque “querem beber água onde os bancos bebem”.

De acordo com o ministro, em um seminário organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, a Febraban faz isso em benefício próprio. Segundo ele, a instituição ganha dinheiro vendendo consultoria contra o imposto.

“Os bancos já cobram uma CPMF hoje. A Febraban é a que mais subsidia e paga todos os economistas brasileiros para dar consultoria contra esse imposto, mas a Febraban está fazendo isso porque querem beber água onde os bancos bebem”, afirma Guedes.

O ministro diz ainda que as taxas cobradas para transferências como o TED, são “dez vezes” maiores que a alíquota do imposto que ele quer propor.

A criação da nova CPMF, cobraria imposto sobre as transações digitais, inclusive para o bitcoin (BTC) e outras criptomoedas comprados em exchanges.

Guedes vem defendendo essa tributação sobre criar uma fonte de receita para desonerar a folha de pagamentos de todos os setores da economia.

O ministro também pretende criar um imposto sobre dividendos, pois “não é razoável nem socialmente justo que alguém que vive de capital pague zero Imposto de Renda”.

Conforme reportou o Globo, o governo estuda usar o novo imposto para reduzir a contribuição patronal ao INSS, como forma de incentivar empregos.

O ministro rejeita a comparação da criação deste imposto sobre transações eletrônicas com a antiga CPMF.

“Esse imposto não passa nem pelos bancos. Ele transcende, é por uma infovia digital”, disse Guedes.

Segundo o ministro, “da mesma forma que você paga um pedágio para trafegar numa rodovia, se tiver usando uma infovia digital que o governo fez, disponibilizou grátis para todos os brasileiros, ele pode cobrar um pequeno imposto pelo trânsito, pelo tráfego de informação que passa aí”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile