Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Guia de carteiras Ripple

carteira ripple

Carteira é nome dado ao pedaço de software em que as moedas são armazenadas. Ao contrário do que acontece com o Bitcoin e a maiorias das outras criptmoedas, uma carteira Ripple não é completamente gratuita. Atualmente, a taxa cobrada é de 20 XRP –  aproximadamente R$6,00 na cotaçao de março/2009 – por endereço.

Há várias opções disponíveis de carteiras para armazenamento de XRP – a moeda da Ripple – no mercado. Além disso, outra opção seria armazená-las na própria carteira da corretora que você efetuar a compra, que é gerada automaticamente.

Se você quiser ter total controle sobre suas moedas, as opções de armazenagem que apresentaremos abaixo são mais indicadas. Se, por outro lado, você não quer se preocupar com isso e não se importa de ter seus fundos controlados por terceiros, você pode acessar diretamente o guia “Como comprar Ripple?“.

 

Carteiras de Papel

carteira de papel ripple

As carteiras de papel são bastante simples e consistem em nada mais do que uma folha de papel contendo suas chaves pública e privada impressas. A pública é o número que as pessoas digitarão quando quiserem enviar moedas pra você. E a privada é como se fosse sua senha pessoal, que você precisará para movimentar seus fundos e fazer transações.

As carteiras de papel, apesar da simplicidade, são bastante seguras se forem bem guardadas. Pois, as chaves são geradas de maneira offline, prevenindo ataques de hackers.

A desvantagem dessa carteira é a sua fragilidade, afinal de contas, ainda é um pedaço de papel. E eles podem ser facilmente danificados ou perdidos. Uma maneira de minimizar esses riscos é plastificá-lo e deixá-lo em lugar muito seguro.

O método mais fácil de gerar uma carteira de papel Ripple é através do Bithomp. Ao entrar no site, você verá duas senhas: “Secret” e “address”. A primeira é uma chave privada e a segunda uma pública. Para fins de segurança, você deve desconectar da internet e logo após abrir essa página e logo após clicar em “generate new”. Assim, será criada uma nova chave privada e pública (você não precisa estar conectado a internet apara gerá-las). Anote ou imprima as chaves e pronto.

Para ativar a carteira, ainda são necessários que você transfira 20 moedas de XRP para o endereço gerado ( como ocorre com todas as carteiras Ripple). Depois disso, sua carteira de papel estará ativada e pronto para fazer qualquer tipo de transação.

 

Carteiras móveis

carteira abra ripple

As carteiras móveis são provavelmente as mais convenientes de se usar, pois elas são basicamente um aplicativo que você instala no seu celular. Entretanto, são as menos seguras e mais vulneráveis a ataques cibernéticos.

Algumas carteiras móveis armazenam a sua chave privada em servidores online, e por isso não são recomendadas de se usar. Enquanto outras como a Abra e a Toast Wallet, efetuam o armazenamento no seu próprio aparelho, o que as torna um pouco mais seguras.

 

Carteiras de Desktop e Online

As carteiras Desktop são baixadas e executadas a partir de um computador ou laptop e só são acessíveis a partir deste. Essas carteiras oferecem altos níveis de segurança. Entretanto, você necessita assegurar que seu computador não seja infectado por um vírus ou hackeado, pois caso seja você poderia facilmente perder seus fundos.

As carteiras online são basicamente sites web e provavelmente a maneira menos segura de armazenar Ripple, já que suas chaves ficam armazenas em servidores de terceiros e podem ficar extremamente vulneráveis.

Opções de carteiras online incluem a Cryptonator, Exarpy e CoinPayments. E de desktop a Atomic wallet é uma boa alternativa.

 

Carteiras de Hardware

Carteira Hardware

As carteiras de Hardware são muito parecidas fisicamente com dispositivos Usb. Embora elas façam transações online, suas chaves são geradas offline, o que as tornam praticamente imunes a ataques de hackers. As transações são bem fáceis de fazer e as carteiras costumam suportar vários tipos de moedas.

Além disso, mesmo se sua carteira for roubada, perdida ou danificada, há uma forma de recuperação através de uma pergunta de segurança e você ainda poderá resgatar seus fundos.

Por serem a opção mais segura dentre todas as alternativas acima, também são as que custam mais. Mas, definitivamente valerão o preço se você  quiser ficar mais tranquilo em relação a segurança de suas moedas.

Abaixo seguem algumas carteiras de hardware mais bem avaliadas atualmente:

 

Leia também: Como comprar Ripple?

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias