Ícone do site Criptonizando

Há 11 anos, desenvolvedor do Bitcoin (BTC) era convocado pela CIA

Há 11 anos, o desenvolvedor Gavin Andresen, informou que foi convocado pela CIA, o serviço de inteligência dos Estados Unidos, para falar sobre o Bitcoin (BTC), que possuía na época apenas dois anos de existência.

O relato foi publicado no Forum Bitcointalk, que era principalmente onde a comunidade se comunicava.

Confira o relato de Gavin na integra:

“Eu quero deixar isso claro porque é o tipo de coisa que vai gerar teorias da conspiração: vou fazer uma apresentação sobre Bitcoin na sede da CIA em junho em uma conferência de tecnologias emergentes para a comunidade de inteligência dos EUA.

Aceitei o convite para falar porque o fato de ter sido convidado significa que o Bitcoin já está no radar deles, e acho que pode ser uma boa chance de falar sobre por que acho que o Bitcoin tornará o mundo um lugar melhor. 

Acho que os objetivos deste projeto são criar uma moeda melhor, criar um sistema de pagamento internacional mais competitivo e eficiente e dar às pessoas um controle mais direto sobre suas finanças. 

E não acho que nenhum desses objetivos seja incompatível com os objetivos do governo.

Estou apenas um pouco preocupado que falar sobre bitcoin na CIA aumente as chances de que eles tentem fazer algo que não queremos que eles façam. 

Acho que aceitar o convite deles e ser aberto sobre exatamente o que é o bitcoin tornará menos provável que eles o vejam como uma ameaça.

PS: Divulgação completa: receberei uma taxa única de US$ 3.000 para cobrir as despesas e pagar pelo meu tempo. 

Também não quero que nenhum boato de “Gavin está na folha de pagamento da CIA” comece…

Como sempre, comentários, perguntas e discussões são bem-vindos. 

Eu realmente prefiro não ouvir nenhuma teoria da conspiração sobre como eles secretamente implantarão um chip de controle mental na minha cabeça enquanto eu estiver lá, no entanto…”

O relato de Gavin chamou a atenção da comunidade, que percebeu que o projeto do Bitcoin já estava chamando a atenção do governo dos EUA.

Um usuário destacou que provavelmente este movimento não se tratava de uma ameaça, visto que política monetária não é um assunto de interesse da CIA, mas sim de outros órgãos do governos.

“Isso só é verdade para alguns setores do governo. A política monetária doméstica não é uma preocupação para a CIA. Isso não significa que os interesses monetários de outros setores não interferirão com o que a CIA possa ter em mente, mas a CIA não se importa com o que os cyberpunks estão fazendo nos cantos escuros da Internet em geral.”

Esse convite a Gavin ocorreu cerca de 4 meses após a última mensagem deixada por Satoshi Nakamoto, que foi visto online pela última vez em dezembro de 2010.

Leia mais: Clube de futebol Tigres vai aceitar bitcoin como pagamento

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile