Ícone do site Criptonizando

“Há mais trabalho a fazer”, afirmou último post de Satoshi Nakamoto há 11 anos

Satoshi Nakamoto - Bitcoin

Há cerca de 11 anos, 12 de dezembro de 2010, foi a última vez que Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, se comunicou através do Bitcointalk, destacando uma certa preocupação com o desenvolvimento da rede.

Depois de publicar o white paper do Bitcoin em outubro de 2008, Satoshi se comunicou regularmente com a crescente comunidade pelos próximos dois anos, explicando os diferentes conceitos do ecossistema da criptomoeda.

Em dezembro de 2010, o WikiLeaks, uma organização internacional sem fins lucrativos de denúncias fundada por Julian Assange, revelou planos para utilizar a rede de pagamentos descentralizada para receber fundos. 

Ela escolheu o Bitcoin principalmente porque a maioria dos principais processadores de pagamento estavam bloqueando as doações para a organização.

No entanto, Satoshi não gostou da ideia naquele momento, observando que a adoção atrairia uma quantidade indesejada de atenção dos governos para o Bitcoin, afirmando que isso era como “chutar um ninho de vespas”.

“Não, não traga isso. Faço este apelo ao WikiLeaks para não tentar usar Bitcoin. Bitcoin é uma pequena comunidade beta em sua infância. Você não suportaria mais do que alguns trocados, e o calor que você traria provavelmente nos destruiria neste estágio. ”

No dia seguinte ao seu aviso, precisamente em 12 de dezembro de 2010, Satoshi deixou uma mensagem final no fórum, informando aos desenvolvedores que ainda há muito trabalho a ser feito para tornar o software do Bitcoin resistente a ataques de negação de serviço (DoS).

“Há mais trabalho a fazer no DoS, mas estou fazendo uma rápida construção do que tenho até agora, caso seja necessário, antes de me aventurar em ideias mais complexas. A compilação para isso é a versão 0.3.19… Adicionados alguns controles DoS.

Como Gavin e eu dissemos claramente antes, o software não é de forma alguma resistente a ataques DoS. Esta é uma melhoria, mas ainda existem mais maneiras de atacar do que eu posso contar. Estou deixando a parte -limitfreerelay como um switch por enquanto e está lá se você precisar. ”

Imediatamente após enviar esta última mensagem ao fórum, Satoshi desapareceu e se tornou um dos maiores mistérios da humanidade.

11 anos depois

Já se passou mais de uma década desde que Satoshi Nakamoto encerrou todas as comunicações com a comunidade Bitcoin. Ainda assim, o projeto que eles começaram se transformou em um ativo de trilhões de dólares e criou uma indústria multibilionária, que deu origem a várias empresas e instituições.

Agora, a criptomoeda caminha para uma adoção institucional, já tendo sido estabelecida como moeda legal em El Salvador e tem se tornado um hedge funcional contra a inflação para centenas de empresas e milhões de pessoas ao redor do mundo.

Mas, apesar de todos esses feitos que o Bitcoin conquistou ao longo de seus 12 anos de existência, ainda há mais trabalho a fazer, como dito por Satoshi.

Leia mais: Mais de 90% dos bitcoins foram minerados, entenda o que acontecerá com os restantes

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile