Ícone do site Criptonizando

Hackers e milícias privadas da Ucrânia recebem bitcoin em massa conforme Rússia ameaça fronteira

Rússia - Ucrânia - dações em bitcoin

À medida que as tensões na fronteira da Ucrânia continuam aumentando, ONGs hackers e organizações militares privadas estão vendo um aumento acentuado nas doações de bitcoin, de acordo com um novo relatório da empresa de análise de blockchain Elliptic.

As doações estão sendo direcionadas principalmente para hackers ativistas pró-ucranianos e organizações militares, como forma para lidar com a ameaça russa.

A Elliptic afirmou que isso equivale a ONGs e outros grupos usando criptomoedas para “guerra de fundos coletivos”.

“Nova pesquisa da Elliptic mostra como a guerra na Ucrânia está sendo financiada com #crypto. Os fundos com criptomoedas são usados para equipar o exército ucraniano e financiar ataques cibernéticos contra a Rússia. As doações de criptomoedas para esses grupos aumentaram mais de 900% em 2021.”

Tensões na fronteira

A Rússia acumulou de 100.000 a 130.000 soldados em suas fronteiras com a Ucrânia e a Bielorrússia como um prelúdio para uma potencial invasão. 

Os Estados Unidos, aliados da Ucrânia, transferiram 3.000 soldados para a região, com outros 8.500 em alerta redobrado.

De acordo com o relatório, em resposta à corrupção do governo, as ONGs locais começaram a garantir apoio financeiro para soldados, armas e suprimentos médicos na última década. 

A Elliptic afirmou que os doadores estão usando o Bitcoin para canalizar dinheiro para essas ONGs, ignorando quaisquer bancos e instituições financeiras que possam bloquear pagamentos.

“A Elliptic identificou várias carteiras de criptomoedas usadas por esses grupos voluntários e ONGs, que coletivamente receberam fundos totalizando pouco mais de US$ 570.000 – grande parte no ano passado”, afirma o relatório.

Alguns dos grupos que a Elliptic diz que estão recebendo doações de Bitcoin incluem o Come Back Alive, que fornece treinamento, equipamentos militares e médicos, e o Myrotvorets Center, que tem vínculos com o governo ucraniano.

Outros incluem grupos hackers ativistas da Cyber ​​Alliance da Ucrânia e da Cyber-Partisans da Bielorrússia, que se envolveram em ataques cibernéticos contra alvos russos. 

A Elliptic diz que, no ano passado, somente a Cyber ​​Alliance ucraniana recebeu cerca de US$ 100.000 em Bitcoin e altcoins.

A Elliptic afirmou que as organizações estão pegando a ideia de grupos pró-Rússia, que começaram a usar a captação de recursos do Bitcoin já em 2014.

No entanto, Bitcoin e as criptomoedas representam apenas uma pequena parte do financiamento que flui para a Ucrânia. A maioria dos fundos são moedas fiduciarias por meio de sistemas de pagamentos tradicionais.

Qual sua opinião sobre o ocorrido? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Mulher sofre abuso sexual no metaverso e faz denúncia: “um pesadelo

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile