O Bitcoin está mais seguro do que nunca depois que o hashrate da rede disparou para um novo recorde de 203,5 exahashes por segundo (EH / s) em 2 de janeiro, de acordo com dados do Bitinfocharts.
A taxa de hash se refere ao poder computacional combinado total usado para minerar e consequentemente processar transações. Quanto maior o hashrate, mais segura é a rede, pois o poder de computação necessário para atacar o Bitcoin também aumenta.
Nos últimos 12 meses, o hashrate do Bitcoin aumentou 49% em relação aos 136,5 EH / s registrados em 2 de janeiro de 2021.
O crescimento é ainda mais impressionante – 199,2% – quando comparado aos valores vistos em julho do ano passado, quando o hashrate despencou para até 68 EH / s após a massiva repressão da China à indústria de mineração.
A rede tem se recuperado continuamente desde então, com várias grandes operadoras de mineração de Bitcoin se mudando para outras jurisdições, incluindo os Estados Unidos e o Cazaquistão, que se tornaram os dois maiores centros globais para a atividade.
Enquanto isso, a dificuldade de mineração de Bitcoin – uma medida de quão difícil é extrair novas moedas – deve aumentar em mais 2,57% no final desta semana.
13 anos de Bitcoin
O novo marco da rede veio junto com o aniversário do Bitcoin. Em 3 de janeiro de 2009, Satoshi Nakamoto, o pseudônimo criador do Bitcoin, gerou o bloco zero da rede, também conhecido como Bloco Genesis, contendo a famosa manchete do jornal britânico The Times: “Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos”.
A BlockStream, uma das principais empresas por trás do desenvolvimento do Bitcoin, comemorou a data em seu Twitter.
“13 anos atrás, essas palavras foram estampadas no bloco Gênesis da blockchain do #Bitcoin: “Chanceler à beira do segundo resgate para bancos”. Foi o início da revolução pacífica que mudou milhões de vidas, e em breve mudará bilhões de vidas. Obrigado Satoshi.”
Notavelmente, o bloco gênesis não foi realmente “minerado” da mesma forma que os blocos subsequentes foram. Em vez disso, foi codificado no software do protocolo, com o primeiro bloco chegando seis dias depois, em 9 de janeiro de 2009.
Desde então, o Bitcoin se tornou uma rede de US$1 trilhão, com quase 15.000 nós mantendo uma cópia completa ou parcial do primeiro blockchain do mundo.
Leia mais: Aprenda a criar um endereço de Bitcoin offline jogando cara ou coroa