Índia revela roteiro para lançamento de sua moeda digital

O vice-governador do Reserve Bank of India (RBI) revelou que o banco central está planejando lançar a sua moeda digital estatal em fases para que haja “pouca ou nenhuma interrupção nos sistemas bancários ou monetários da Índia”.

O vice-governador do RBI, T. Rabi Sankar, falou sobre a moeda digital do banco central da Índia (CBDC) no Vidhi Center for Legal Policy na quinta-feira, informou a mídia local.

Ele explicou que o “RBI tem explorado os prós e os contras da introdução de CBDCs desde algum tempo”, elaborando:

“O RBI está atualmente trabalhando em uma estratégia de implementação em fases e examinando casos de uso que poderiam ser implementados com pouca ou nenhuma interrupção nos sistemas bancários ou monetários da Índia. “

De acordo com o banco central, um CBDC “é o mesmo que uma moeda fiduciária e pode ser trocado um a um com a moeda fiduciária”, descreveu, acrescentando que é “apenas sua forma é diferente”.

Ele observou que “Geralmente, os países implementaram CBDCs com propósito específico nos segmentos de atacado e varejo”, enfatizando que “No futuro, após estudar o impacto desses modelos, o lançamento de CBDCs de propósito geral será avaliado”.

O vice-governador opinou ainda que “a realização de pilotos nos segmentos de atacado e varejo pode ser uma possibilidade em um futuro próximo”.

O vice-governador Sankar destacou alguns benefícios de uma moeda digital apoiada pelo banco central. Eles incluem a redução da dependência de dinheiro, economia no custo de impressão de dinheiro e aprimoramento dos mecanismos de liquidação. 

Outro benefício é a eliminação da “diferença de fuso horário” nas transações de câmbio, o que resultaria em um sistema de liquidação internacional mais barato e uniforme.

Ele também esclareceu que as criptomoedas privadas, como bitcoin, não se enquadram na definição de moeda do RBI e uma das razões pelas quais os bancos centrais em todo o mundo, incluindo a Índia, estão fazendo experiências com CBDCs é para minimizar os riscos apresentados pelas criptomoedas em sistemas financeiros tradicionais.

Claro, o Bitcoin representa uma revolução no conceito de moeda e dinheiro, e as falas dos banqueiros centrais devem ser encaradas com cautela, exatamente como o lobby dos produtores de vela após a invenção da lâmpada. Afinal, os bancos centrais ajudariam uma tecnologia que pode tornar seus trabalhos obsoletos?

Leia mais: O Bitcoin fará parte do futuro do Twitter, afirma Jack Dorsey

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon junho 9, 2025

Memecoin da briga Musk x Trump explode

Escrito por Thiago Barboza