A corretora brasileira XP Investimentos anunciou o lançamento de um fundo 100% lastreado em bitcoin (BTC) pela primeira vez em sua história.
Conforme reportou o Cointelegraph, a XP vai oferecer investimentos no fundo da gestora brasileira Hashdex.
O fundo Hashdex Bitcoin Full 100 FIC FIM está disponível desde outubro de 2020, e foi criado com o objetivo de atender a demanda dos “puristas do bitcoin”, um público entusiasta que buscava um fundo que só contemplasse o BTC.
Este pode ser o primeiro fundo da história da XP lastreado 100% em Bitcoin, mas não é o primeiro do Brasil e nem o único autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O fundo QR BTC MAX FIM IE foi aprovado pela CVM também em outubro, antes do fundo lançado pela Hashdex.
Sendo considerado o primeiro fundo “purista” da QR Capital lastreado 100% ao bitcoin, é possível adquirir o produto na Órama e em breve estará em outras plataformas.
Já sobre o fundo da Hashdex, além da XP, a negociação pode ser feita também pela corretora Rico.
O produto é voltando para investidores qualificados e não possui taxa de performance. O investimento mínimo para é de R$1 mil para novos cotistas, e taxa de máxima de 1,75%.
Por ter menos de seis meses no portfólio da casa, ainda não pode ter a sua performance divulgada. O fundo conta com patrimônio líquido de R$48,5 milhões.
De acordo com o CEO da gestora, Marcelo Sampaio, “o Hashdex Bitcoin Full 100 FIC FIM é o nosso quarto fundo que está disponível para clientes da XP e o segundo na Rico”.
Marcelo continua dizendo que a empresa “entrega um produto que oferece simplicidade e segurança para o investidor que busca ter uma exposição regulada à moeda, tudo isso em um fundo que conta com uma custodiante como a Fidelity Digital Assets”.
A XP Investimentos, recentemente, lançou também o primeiro fundo ETF que replica ações de empresas da China.
A corretora anunciou em dezembro o primeiro fundo de índice (ETF) de ouro no mercado brasileiro, que replica o preço médio do ouro em dólar.