Ícone do site Criptonizando

Inédito: XP lançará fundo 100% em Bitcoin

CEO da Kraken espera que exchanges de criptomoedas substituam bancos

A corretora brasileira XP Investimentos anunciou o lançamento de um fundo 100% lastreado em bitcoin (BTC) pela primeira vez em sua história.

Conforme reportou o Cointelegraph, a XP vai oferecer investimentos no fundo da gestora brasileira Hashdex.

O fundo Hashdex Bitcoin Full 100 FIC FIM está disponível desde outubro de 2020, e foi criado com o objetivo de atender a demanda dos “puristas do bitcoin”, um público entusiasta que buscava um fundo que só contemplasse o BTC.

Este pode ser o primeiro fundo da história da XP lastreado 100% em Bitcoin, mas não é o primeiro do Brasil e nem o único autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O fundo QR BTC MAX FIM IE foi aprovado pela CVM também em outubro, antes do fundo lançado pela Hashdex.

Sendo considerado o primeiro fundo “purista” da QR Capital lastreado 100% ao bitcoin, é possível adquirir o produto na Órama e em breve estará em outras plataformas.

Já sobre o fundo da Hashdex, além da XP, a negociação pode ser feita também pela corretora Rico.

O produto é voltando para investidores qualificados e não possui taxa de performance. O investimento mínimo para é de R$1 mil para novos cotistas, e taxa de máxima de 1,75%.

Por ter menos de seis meses no portfólio da casa, ainda não pode ter a sua performance divulgada. O fundo conta com patrimônio líquido de R$48,5 milhões.

De acordo com o CEO da gestora, Marcelo Sampaio, “o Hashdex Bitcoin Full 100 FIC FIM é o nosso quarto fundo que está disponível para clientes da XP e o segundo na Rico”.

Marcelo continua dizendo que a empresa “entrega um produto que oferece simplicidade e segurança para o investidor que busca ter uma exposição regulada à moeda, tudo isso em um fundo que conta com uma custodiante como a Fidelity Digital Assets”.

A XP Investimentos, recentemente, lançou também o primeiro fundo ETF que replica ações de empresas da China.

A corretora anunciou em dezembro o primeiro fundo de índice (ETF) de ouro no mercado brasileiro, que replica o preço médio do ouro em dólar.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile