Ícone do site Criptonizando

Investir durante a crise econômica: 7 dicas importantes

investir-coronavirus-covid-crise-dinheiro-economia-investindo-pandemia-bitcoin-criptomoedas-notícias-dicas-como-fazer

Com a crise econômica mundial desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, ações, commodities e moedas enfrentam forte queda, deixando muitos investidores sem saber como proceder.

No Brasil, a taxa de desemprego chegou a 12,6% em abril, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e a população busca por uma maneira de virar o jogo.

Para aqueles que pretendem começar a investir ou os que já investem e estão em busca de dicas para melhorar o desempenho, aqui vão 7 passos importantes:

1. Tenha um fundo de emergência

Antes de qualquer passo no mundo dos investimentos, é essencial que você tenha um fundo de emergência para eventualidades e imprevistos, como problemas de saúde, demissões ou rendimentos menores que os esperados.

2. Descubra seu perfil de investidor

Defina seus objetivos e descubra se você faz parte do perfil de investidor conservador, moderado, arrojado ou agressivo, para então escolher onde pretender investir.

3. Foque no longo prazo

O mercado é volátil, principalmente em tempos de crise, e está sujeito a passar por fases de baixa antes de subir novamente. Não importa se você escolheu investir em commodities, ações, bitcoin ou outras criptomoedas, não coloque todo o dinheiro de uma só vez.

Durante a Grande Recessão, entre 2007 e 2009, levou mais de 500 dias para ir do pico ao ponto mais baixo, enquanto na Crise de 1929, foram mais de 1.000 dias.

Por isso, acompanhe o mercado e tenha paciência, pode ser que amanhã ou na próxima semana surja uma oportunidade ainda melhor para investir no seu ativo escolhido:

“Divida seu capital de investimento e implante-o ao longo de um ano, e não todos de uma vez”, aconselha Felix Hartmann, CEO do Hartmann Digital Assets em publicação na Forbes.

4. Invista no que é lucrativo

Várias empresas estão quebrando durante a pandemia, outras já operavam com prejuízo há anos. Por isso, saiba onde você está se metendo antes investir.

5. Diversifique seu portfólio

Se você já teve algum contato com dicas de investimento, essa já não é novidade, mas segue muito importante: não confie todo o seu investimento em um único ativo.

Enquanto o mercado de ações cai, o bitcoin pode valorizar e vice-versa. O mesmo vale para outros ativos de investimento, sendo assim, diversifique para equilibrar seus ganhos e perdas.

6. Invista no futuro

Assim como os serviços de streaming online, como Netflix, por exemplo, revolucionaram o consumo de filmes no mundo todo, substituindo as locadoras, o Youtube também vem tomando o lugar da televisão como o favorito das empresas para anunciar.

No setor de finanças, o Bitcoin e as criptomoedas ganham mais e mais espaço. A blockchain possui diversas possibilidades para aplicação, incluindo agilidade nos pagamentos e a inexistência de taxas para transações internacionais, por exemplo.

De acordo com o seu perfil de investidor, procure por opções que solucionam problemas.

7. Cuidado com alavancagem

Alavancagem é uma estratégia muito usada (e ousada) no mercado financeiro, mas não é indicada para iniciantes ou mesmo durante épocas de alta volatilidade, como a que estamos vivenciando.

Basicamente, a prática consiste em pegar dinheiro emprestado para investir, mas o risco é acabar com prejuízo em dobro. Em março, um trader perdeu R$41 milhões em BTC em um dia usando baixa alavancagem quando o bitcoin caiu 50%, com o pânico causado pelo covid-19.

“A alavancagem é melhor usada em ambientes controláveis, que crises tendem a não ser. […] Como sempre, invista apenas o que você está disposto a perder e sempre faça sua própria pesquisa”, alerta Felix Hartmann.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile