Ícone do site Criptonizando

Irã facilita mineração com energias renováveis

Por que governo Chinês começou a minerar bitcoin

O Ministério de Energia do Irã mudou certos regulamentos da mineração de Bitcoin (BTC) e criptoativos para facilitar o acesso à energia renovável para entidades autorizadas a cunhar moedas digitais na República Islâmica.

Um decreto recentemente emitido isenta os mineradores da obrigação de usar as capacidades de geração de energia no local e permite que eles comprem eletricidade de fontes renováveis ​​de todo o país e através da rede nacional, revelou a Bargqnews.

Até agora, as empresas de mineração só podiam assinar contratos com usinas de energia renovável localizadas na mesma província, destacou Mohammad Khodadadi, funcionário da Companhia de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia do Irã (Tavanir).

Citado pelo jornal de notícias de negócios em inglês Financial Tribune, o relatório também revelou que as empresas iranianas que mineram legalmente com energia limpa não serão cobradas pelas taxas regulares de transmissão pelo uso da rede elétrica do país.

As mudanças positivas para o setor de mineração vêm depois que em dezembro as autoridades iranianas anunciaram a decisão de permitir que usinas de energia que produzam energia verde abasteçam mineradoras licenciadas. 

Essa mudança foi uma iniciativa do ministério de energia em Teerã.

O Irã tem experimentado escassez de energia durante os verões quentes e secos e os meses frios de inverno e culpou parcialmente a mineração de bitcoin, que consome muita energia, pelo déficit.

Em 2021, as fazendas de mineração registradas foram condenadas a desligar seus equipamentos famintos por energia em mais de uma ocasião.

Este ano, Tavanir novamente disse às mineradoras para suspender as atividades até o final do verão, citando a expectativa de escassez de eletricidade em meio ao aumento da demanda devido ao aumento do consumo para refrigeração. 

As restrições provocaram reações negativas da comunidade de criptomoedas do país.

A empresa estatal também prometeu impor medidas severas contra mineradores de criptomoedas não licenciados, aumentando as multas por atividades ilegais de mineração em 400%. 

De acordo com dados oficiais divulgados em maio, o governo iraniano identificou e fechou quase 7.000 instalações de mineração.

Essas fazendas improvisadas geralmente são alimentadas com eletricidade doméstica subsidiada e se tornaram uma fonte de renda popular para muitos iranianos. 

Durante inúmeras incursões até agora, os funcionários da Tavanir confiscaram centenas de milhares de dispositivos de mineração.

O bitcoin é negociado a US$ 24 mil, com alta de 3,75% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile