Ícone do site Criptonizando

Iran começa a emitir licenças para mineradoras de Bitcoin (BTC)

Quase 10 mil máquinas de mineração encontradas em escolas e mesquitas foram confiscadas no Irã

O governo iraniano aprovou um conjunto de regulamentos para o mercado de criptomoedas abrangente e detalhado durante uma reunião na semana passada que incluiu disposições para mineração de Bitcoin (BTC).

Reza Fatemi Amin, ministro da Indústria, Minas e Comércio do Irã, disse que seu ministério agora tem permissão para retomar a emissão de licenças para mineração de criptomoedas, informou a mídia local. 

Ele foi citado dizendo:

“Com base nas decisões do governo, as entidades que se candidatam a mineração de criptoativos podem obter uma licença de estabelecimento e uma licença de operação.”

Um par de licenças é necessário antes que uma entidade possa começar a minerar criptomoedas no Irã: uma licença de estabelecimento e uma licença de operação. 

Compartilhando alguns detalhes da estrutura regulatória de criptomoedas recém-aprovada, Mohsen Rezaei Sadrabadi, secretário do grupo de trabalho do governo sobre criptomoedas, disse que os centros de mineração agora podem solicitar uma licença e usar criptomoedas extraídas para pagar as importações.

Ele explicou que o Ministério da Indústria, Minas e Comércio é responsável por emitir licenças para mineradores, acrescentando que a nova estrutura regulatória tem disposições que abordam operações de mineração em larga escala. 

Há também disposições sobre o fornecimento de energia para a indústria de mineração, tendo como prioridade as energias renováveis.

Além disso, Rezaei Sadrabadi observou que o governo decidiu tornar o banco central o principal regulador do setor das criptomoedas. 

No entanto, ele acredita que a regulamentação deve ser multidimensional e um regulador não deve supervisionar todo o setor, pois o ecossistema compreende várias áreas de alta complexidade.

Em 2019, o banco central do Irã proibiu o comércio de criptomoedas dentro do país, mas o governo legalizou a mineração como uma indústria. 

Uma estrutura regulatória foi posteriormente estabelecida, exigindo que os mineradores obtivessem uma licença, se identificassem, pagassem tarifas mais altas por eletricidade e vendessem seus bitcoins minerados diretamente ao governo. 

Em dezembro do ano passado, o governo iraniano ordenou que mineradoras licenciadas parassem temporariamente as operações devido ao clima extremo que afetava a rede elétrica do país durante os meses frios. 

A empresa nacional de eletricidade anunciou uma proibição de quatro meses à mineração de criptomoedas em maio, mas suspendeu a proibição em meados de setembro, depois que as instalações de mineração de criptomoedas licenciadas encerraram voluntariamente suas operações para aliviar a carga de eletricidade.

O Irã emitiu mais de 1.000 licenças de mineração de criptomoedas sob a estrutura regulatória anterior. 

As autoridades iranianas revelaram em maio que cerca de 6.914 fazendas ilegais de mineração de criptomoedas foram fechadas. 

A Tavanir, a Iran Power Generation, Distribution, and Transmission Company, afirmou que a mineração ilegal no Irã representava quase 85% do consumo de energia do setor. 

Ele ameaçou medidas duras contra mineradores de criptomoedas não licenciados e quase 10 mil dispositivos de mineração ilegais foram apreendidos desde março.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile