As autoridades israelenses “localizaram e congelaram” contas de criptomoedas pertencentes ao grupo Hamas com a ajuda da Binance, informou o meio de comunicação local Calcalist.
É importante destacar que estas criptomoedas estavam sob custódia de terceiros, por isso puderam ser confiscadas. Se estes ativos estivessem sob auto custódia, não seria possível realizar o confisco.
De acordo com o relatório, a unidade policial Lahav 433 de Israel colaborou com o ministério da defesa do país e outras agências de inteligência para rastrear as contas de arrecadação de fundos do grupo.
Os valores apreendidos foram posteriormente transferidos para o tesouro do estado. A quantidade total de criptomoedas apreendidas dessas carteiras não foi divulgada.
Esta não é a primeira vez que as autoridades israelitas apreendem contas em corretoras de criptomoedas do grupo Hamas. Em abril, as autoridades apreenderam 190 contas na Binance ligadas a grupos terroristas islâmicos.
No fim de semana, o grupo Hamas atacou Israel, resultando no início de um novo conflito intenso. Em resposta, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país estava em guerra para garantir a sua sobrevivência.
O Primeiro Ministro comparou o ataque do grupo Hamas com os do grupo terrorista Estado Islâmico (ISIS).