Ícone do site Criptonizando

Itaú e Bradesco participam do desenvolvimento de plataformas blockchain para todo setor bancário

blockchain brasil r3 itau bradesco

Durante o CIAB Febraban, evento que ocorre de 11 a 13 de junho, o Consórcio R3, formado por bancos e empresas de tecnologia, contou que está trabalhando com instituições no país para desenvolver o uso da tecnologia blockchain no Brasil.

Um dos projetos é uma plataforma voltada ao comércio exterior e ao setor de seguros sendo desenvolvida atualmente.

De acordo com informações do Cointelegraph, a plataforma está sendo desenvolvida em parceria com os bancos Itaú e Bradesco.

Mas também há outro projeto do R3 para uso de blockchain no Brasil que merece atenção.

Os executivos do R3 ressaltaram que a B3, empresa que controla a Bolsa de Valores do Estado de São Paulo (Bovespa), vem trabalhando em uma plataforma usando o blockchain Corda para Identificação Digital.

Device ID

O Device ID será a primeira aplicação da nova plataforma. Com ele, será possível compartilhar um conjunto de informações dos usuários de bancos e instituições financeiras.

O objetivo é criar uma nova camada de segurança para sistemas antifraude e de identificação.

A plataforma já está integrada ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e foi desenvolvida pela CIP junto com bancos brasileiros e a IBM.

Embora a plataforma use o Hyperledger Fabric, o blockchain Corda, do Consórcio R3, também será integrado ao sistema, informou o superintendente geral da CIP, Joaquim Kiyoshi Kawakama.

O sistema já está sendo utilizado pelos bancos Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, JP Morgan, Banco Original, Santander e Sicob. 

Ainda, segundo Kawakama, o maior desafio é governar a rede:

“Quem vai controlar a rede a aprovar os nós? Quem vai administrar a rede? Lançar uma rede blockchain que possa ser compartilhada por todos os bancos do Brasil não é uma tarefa fácil, pois aqui temos milhões de pessoas, processamos bilhões de transações, e temos que garantir que a rede funciona corretamente para todos. E conseguimos isso, a rede está funcionando hoje já processando informações desses devices e compartilhando entre os parceiros.”

Segundo ele, o Device ID é a primeira de muitas aplicações da rede, que deverá ser adotada por mais instituições no Brasil.

R3

A R3 é uma empresa de tecnologia blockchain corporativo fundada em 2014 por David E. Rutter, com sede em Nova York.

Recentemente, a empresa abriu um escritório no Brasil e, embora o objetivo do Consórcio seja expandir suas atividades no país, os executivos declararam que, antes que isso aconteça, é preciso que a blockchain alcance mais maturidade e atenda aos requisitos de segurança das grandes corporações.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile