Ícone do site Criptonizando

Jack Dorsey apresenta a Web5, que busca descentralizar a internet com o Bitcoin (BTC)

Jack Dorsey - web 3.0

A TBD – uma das unidades de negócios de Bitcoin da Block – anunciou que está trabalhando na Web 5, que terá como objetivo descentralizar a internet tendo como base o protocolo do Bitcoin. 

O objetivo da plataforma é descentralizar o armazenamento de dados e colocar os usuários de volta no controle de suas identidades.

De acordo com o site da TBD, a “Web 5” permitirá que os desenvolvedores se concentrem em melhorar a experiência de uso da internet, enquanto os usuários podem manter a propriedade de seus dados e identidade.

Para conseguir isso, ele alavancará o blockchain do Bitcoin em combinação com outras tecnologias existentes. 

Um desses componentes são os identificadores descentralizados (DIDs), que usam uma implementação do padrão DIDs emergente produzido pela Decentralized Identity Foundation (DIF).

O DIF desenvolveu um protocolo chamado Sidetree – que pode ser usado para construir redes de identificação descentralizadas que rodam em cima de sistemas de ancoragem descentralizados existentes, como o Bitcoin. 

A Web 5 utilizará especificamente o ION – uma rede DID de camada 2 que é “escalável” e “evasiva à censura”.

A Web 5 também usará a tecnologia de web node (DWN) descentralizada da DIF – um mecanismo para transmissão de mensagens e armazenamento de dados – usada para localizar dados dentro de um determinado DID. 

A TBD planeja produzir sua própria versão até 1º de julho de 2022.

Um Self-Sovereign Identity Service (SSIS) permitirá que os usuários criem, assinem, emitam e revoguem credenciais verificáveis, entre outras coisas. 

Como o TBD explica, esse serviço permitirá que os usuários carreguem com segurança sua identidade e dados em vários aplicativos,

Por exemplo, não seria mais necessário criar perfis ou listas de reprodução totalmente novos ao alternar entre mídias sociais ou aplicativos de música, respectivamente. 

Os aplicativos podem simplesmente se conectar ao nó da web descentralizado de um usuário e encontrar todas as informações de que precisam.

Jack Dorsey twittou sobre o novo projeto de sua empresa na sexta-feira, alegando que seria sua “contribuição mais importante para a internet”.

O bilionário atacou anteriormente a noção e o conceito de Web 3 – a ideia de uma nova internet descentralizada construída usando dapps em plataformas de contratos inteligentes usando vários criptoativos.

Para o cofundador do Twitter, a Web 3 não é verdadeiramente “descentralizada” ou de propriedade de seus usuários, mas sim de investidores. 

Ele destacou especificamente Andreesen Horowitz (a16z) como um desses fundos de capital de risco que investem na Web3.

Em dezembro, Marc Andreesen – cofundador da a16z – bloqueou Jack Dorsey no Twitter após seus comentários.

Leia mais: O salto do Bitcoin (BTC) vai surpreender o mercado, revela analista

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile