Ícone do site Criptonizando

Javier Milei: candidato libertário pró-Bitcoin vence eleições primárias na Argentina

Javier Milei - Bitcoin

Javier Milei

Javier Milei foi o vencedor das eleições primárias na Argentina, liderando com cerca de 30% dos votos. O candidato do partido La Libertad Avanza é defensor do Bitcoin e da liberdade econômica, propondo mudanças radicais, como o fim do Banco Central da Argentina.

Milei foi o vencedor em 16 das 24 províncias do país, e concorrerá na eleição final com Patricia Bullrich, antiga ministra da segurança e com e com o atual ministro da economia de Cristina Kirchner, Sergio Massa.

Javier Milei: Bitcoin, economia e ideias

Javier Milei se descreve como anarcocapitalista a longo prazo, mas afirma que no curto prazo defende ideias e medidas para redução do estado e dos impostos.

Milei afirmou que o bitcoin e as criptomoedas signicam “a volta do dinheiro ao seu criador original, o setor privado“. No entanto, não está claro se o candidato pretende integrar o bitcoin ao governo, como está fazendo El Salvador.

Javier Milei também já foi acusado de promover um esquema de pirâmide envolvendo criptomoedas. O candidato usou suas redes sociais para promover a CoinX, que prometia retornos de 8% ao ano aos investidores.

No âmbito monetário, Milei defende a dolarização da Argentina e o fim do Banco Central. A medida visa acabar com a alta inflação, que ultrapassa 100%.

Leia mais: Inflação na Argentina atinge 100% e é a maior em 30 anos

“A única possibilidade de evitar este destino de pobreza para o nosso país é com uma mudança profunda, desde as raízes, para voltar a abraçar as ideias de liberdade, que são as ideias que engrandeceram este país”, escreveu Milei.

Candidatos pró-Bitcoin em todo mundo

Nos últimos anos, uma série de candidatos à presidência tem declarado apoio ao Bitcoin e ao mercado de criptomoedas. O apoio às criptomoedas foi fundamental na última eleição na Coreia do Sul, que foi definida por uma pequena margem.

Leia mais: Coreia do Sul elege presidente pró-criptomoedas

Uma série de candidatos à presidência estão declarando apoio ao Bitcoin nos Estados Unidos, como é o caso de Robert F. Kennedy Jr., Francis Suarez, prefeito de Miami e outros.

Com centenas de milhões de investidores, entusiastas e usuários ao redor do mundo (especialmente entre os mais jovens), as criptomoedas estão se tornando cruciais na economia e nas democracias nacionais.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile