Ícone do site Criptonizando

JPMorgan, DBS e Temasek lançam plataforma de pagamento blockchain

Um dos maiores bancos de investimentos JPMorgan, anunciou o lançamento da nova plataforma de pagamentos baseados na tecnologia blockchain. Em parceria com o banco líder de Cingapura DBS e a empresa de investimentos Temasek. 

O banco tem como objetivo facilitar o comércio e a liquidações de câmbio por meio da plataforma Partior, utilizando blockchain. De acordo com o anuncio oficial do JPMorgan, o banco também destaca o papel de tal tecnologia. 

Segundo o diretor glocal de pagamentos corporativos, Takis Georgakopoulos, “a Partior desenvolverá uma infraestrutura de pagamentos corporativos baseada em blockchain, em que informações e valores podem ‘trocar de mãos’ em todo o mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem qualquer atrito”.

Contudo, inicialmente a plataforma vai focar em facilitar pagamentos entre bancos sediados em Cingapura, tanto em dólar de Cingapura quanto em dólar americano. Além disso, o banco pretende expandir os serviços para outros mercados em diversas moedas.

Chia Song Hwee, vice-CEO da Temasek, disse: “Temos o prazer de trabalhar com DBS e JPMorgan para criar uma plataforma global que terá impacto tangível nos pagamentos globais. Parcerias como essa são importantes para galvanizar mudanças fundamentais. Encontrar a abordagem certa para a transformação de pagamentos usando novas tecnologias deve ser uma prioridade à medida que levamos nossa infraestrutura existente para o próximo estágio de digitalização e conectividade”. 

Tecnologia blockchain

A adoção da tecnologia blockchain tem aumentado significativamente nos últimos meses. Conforme instituições financeiras em todo o mundo começaram a se interessar pela tecnologia e a desenvolver redes de pagamento eficiente, baseada na blockchain. 

Recentemente, a IOHK anunciou a maior implantação de blockchain do mundo com Cardano (ADA) na Etiópia.  A principal desenvolvedora da Cardano, IOHK, com a nova parceria com o governo da Etiópia, pretende se concentrar na digitalização do sistema educacional do país. 

Além disso, a parceria da IHOK e do governo da Etiópica tem como principal objetivo utilizar a imutabilidade da tecnologia para impossibilitar a falsificação de documento e adulteração de notas.

Por fim, o banco JPMorgan pretende adicionar um fundo de investimento em bitcoin (BTC) para seus clientes. Por conta da competitividade no mercado, o banco está pensando em oferecer um fundo em BTC.

Sair da versão mobile