Um juiz de Nova York ordenou que o emissor de stablecoin Tether produzisse documentos financeiros que comprovem o lastro em dólar do USDT, como parte de um processo que alega que a empresa manipulou os mercados de criptoativos.
A Tether, que é de propriedade da mesma empresa que a exchange de criptomoedas Bitfinex, foi condenada a liberar “razões gerais, balanços, demonstrações de resultados, demonstrações de fluxo de caixa e demonstrações de lucros e perdas”, além de informações sobre o tempo das negociações.
O pedido também exige que o Tether compartilhe detalhes sobre as contas que possui nas exchanges de criptomoedas Bitfinex, Poloniex e Bittrex.
Os advogados que representam a Tether tentaram bloquear a ordem da juíza Katherine Polk Failla, chamando-a de “indevidamente onerosa”, mas a juíza concluiu que os “documentos que os autores buscam são indubitavelmente importantes” para avaliar o apoio do USDT com dólares americanos.
A Tether alega que a composição de suas reservas é comercialmente sensível e revela que prejudicaria seus negócios.
Atualmente, o valor de mercado do USDT é de US$ 68 bilhões, sendo a maior stablecoin do mundo, seguida pela USDC.
No mês passado, a Tether tomou medidas para reduzir ainda mais os papéis comerciais em sua tesouraria, os ativos que respaldam o USDT e permitem que os usuários o resgatem em dinheiro.
O Tether também parece estar adotando uma abordagem prática às sanções do Escritório de Controle de Ativos Financeiros dos EUA contra o misturador de Ethereum Tornado Cash.
A empresa não disse explicitamente que está contornando as sanções, apenas que a polícia dos EUA ainda não pediu para aplicá-las.
Ao mesmo tempo, o USDC, emitido pela Circle, lidou com alguns problemas comerciais.
No fim de semana, a Binance anunciou que começaria a converter saldos de usuários e depósitos de USDC, Pax Dollar (USDP) e True USD (TUSD) em sua própria stablecoin Binance USD (BUSD).
O CEO da Circle, Jeremy Allaire, comentou sobre o caso:
“Dado o quão limitado o uso do BUSD é fora da Binance, isso provavelmente beneficiará o uso do USDC como o trilho preferido para CEX e DEX stablecoin.
A menos que a Binance consiga convencer todos os seus concorrentes a apoiar o BUSD. Improvável.”
Para simplificar seu argumento, o USDC pode sofrer um aumento se, como Allaire prevê, se tornar a maneira preferida de movimentar dinheiro para dentro e para fora da exchange da Binance.
Paolo Ardoino, diretor de tecnologia da Bitfinex e Tether, não respondeu diretamente a Allaire, mas retweetou outros que disseram que o anúncio da Binance sinalizou o “início do fim para o USDC” e o chamou de “aquisição hostil de stablecoins concorrentes para capturar o rendimento de seus depósitos.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Bitfarms inicia mineração de Bitcoin na Argentina com gás natural