Justin Sun, bilionário e fundador da rede Tron Network, sugeriu que fosse criado um DAO (Organização Autônoma Descentralizada) com o objetivo de ajudar Pavel Durov, fundador do Telegram que foi recentemente preso na França.
Sun publicou no X:
“Devemos mostrar a unidade da indústria de criptomoedas organizando um #FreePavel DAO para ajudar o fundador do Telegram, Pavel Durov, a ganhar liberdade legalmente. Doarei US$ 1 milhão se for criado de forma descentralizada com suporte suficiente da comunidade.”
Durov foi preso quando seu jato particular pousou na Gendarmaria de Transporte Aéreo Francesa (GTA). As acusações giram em torno da falta de moderação dos conteúdos compartilhados no Telegram.
Em tese, Duvov pode ser responsabilizado por crimes cometidos utilizando suas redes sociais. O perfil oficial do Telegram no X afirmou que a rede social segue todas as regulamentações da União Europeia, e que a prisão é injusta.
Criação de DAO
Com a criação de um DAO seria possível arrecadar fundos com criptomoedas para auxiliar na defesa de Durov. No entanto, Durov já é bilionário e é pouco provável que uma ajuda financeira seja relevante para o seu caso.
Diversas personalidades demonstraram apoio ao fundador do Telegram, como foi o caso de Elon Musk, dono do X. Musk ironizou a prisão de Durov em meio a uma crescente repressão à liberdade de expressão na Europa:
“POV: Estamos em 2030 na Europa e você está sendo executado por curtir um meme”.