Ícone do site Criptonizando

Lançamento da moeda digital da China: Começam testes em larga escala

Slogan político da China atrapalha implementação do Yuan Digital

Reprodução

A China começa a testar em larga escala sua moeda digital, e o lançamento do RMB ou DCEP, abreviação de “moeda digital, pagamento eletrônico”, parece está chegando.

Durante a semana passada, a China realizou testes em larga escala das carteiras DCEP nos principais bancos comerciais estatais de Shenzhen, com várias funções e recursos sendo testados para preparar a infraestrutura para o lançamento, conforme reportou o Decrypt.

Segundo os relatos da Jingji21, um portal de notícia financeira, o aplicativo do DCEP está disponível para alguns clientes do ICBC, Banco da China, Banco Comercial da China e o Banco Agrícola da China.

O DCEP é uma moeda digital apoiada pelo Estado, uma tentativa de substituir o dinheiro em circulação ou o suprimento de imprimir dinheiro.

Contudo, houve alguma preocupação de que a digitalização altamente bem-sucedida de dinheiro, não deve ser confundida com uma moeda digital, pela Alipay e WeChat Pay que expandiu “artificialmente” o suprimento de dinheiro M2, dinheiro em contas bancárias comerciais.

Embora os primeiros relatórios tenham dito que o CDEP usaria a tecnologia blockchain, esse não é o caso.

Em vez disso, a moeda incorpora algo semelhante ao blockchain, chamado “Distributed Ledger Technology”.

A plataforma permite ser “fracamente acoplada”, possibilitando transações P2P similar ao dinheiro, mas ainda dando ao governo alguma forma de controle centralizado.

Segundo um porta-voz do Banco Popular da China, para impedir o vazamento de capturas de tela, a nova versão do aplicativo usada nos testes exibe com destaque um código de identificação como marca d’água o tempo todo.

Os testes em larga escala em Shenzhen está alinhado com o anúncio do PBoC em abril, que afirmou que o trabalho no DCEP está progredindo constantemente e será testado primeiro em Shenzhen, Suzhou, Xiongan e Chengdu.

Em anúncios anteriores, a expectativa é que o DCEP estaria pronto para os jogos Olímpicos de 2022, que serão realizados em Pequim.

Entretanto, ainda não houve anúncio de cronograma para o lançamento oficial da moeda digital apoiada pelo Estado.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile