Os democratas do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos estão apresentando um projeto de lei que propõe uma multa de US$ 1 milhão por dia a qualquer empresa que emita ativos digitais.
É visível que a iniciativa foi criada para deter o Facebook, que planeja lançar sua criptomoeda Libra.
“Uma empresa de grande porte não pode estabelecer, manter ou operar um ativo digital que se destina a ser amplamente usado como meio de troca, unidade de conta, reserva de valor ou qualquer outra função semelhante, conforme definido pelo Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal”, diz a proposta.
Segundo a Reuters, o projeto é uma marca de maior escrutínio dos legisladores, que começou com o anúncio do Facebook de que lançará sua criptomoeda em 2020.
No entanto, a proposta pode enfrentar resistência por parte dos republicanos que incentivam a inovação.
Caso o projeto passe pela Câmara e vá para o Senado dos EUA, poderá se deparar com ainda mais resistência, segundo o site.
O Congresso dos Estados Unidos tem exigido audiências para falar da Libra, além de pedir a suspensão do desenvolvimento da moeda até que todos as preocupações ao redor da mesma sejam devidamente resolvidas.
O projeto do Facebook gerou tanta comoção no país e no mundo, que até o presidente dos EUA, Donald Trump, foi ao Twitter expressar sua opinião sobre o assunto.