Libra no Brasil? Facebook solicita registro e cita Bitcoin

zuckerberg facebook libra criptomoedas brasil

Apesar das dificuldades que o Facebook está enfrentando em relação à regulação de sua criptomoeda, Libra — o que levou a companhia a admitir que a stablecoin pode nunca ser lançada —, Mark Zuckerberg parece não ter desistido da moeda.

A rede social pediu oficialmente o registro da Libra junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil, entidade responsável pelo registro de patentes e marcas.

No pedido, publicado na Revista de Propriedade Intelectual (RPI) do Brasil, a companhia afirma que tem intenções de integrar o Bitcoin entre os serviços associados à Libra. Isso acende a possibilidade da carteira Calibra armazenar bitcoins.

O documento, que agora aguarda aprovação, declara:

“Verificação de terceiros para transações em moeda digital, incluindo, mas não limitado a transações envolvendo Bitcoin; serviços de fornecimento de uso temporário de software não descarregável para uso na coleta, transferência, recebimento, rastreamento, armazenamento e transferência de Bitcoin.“

A stablecoin do Facebook conta com uma associação de 27 empresas, incluindo a Visa, Mastercard, Paypal, Uber e Spotify, que investiram, cada uma, US$ 10 milhões no projeto, que deve ser lançado em 2020.

Veja como o Spotify vai utilizar a moeda do Facebookhttps://t.co/62TqC81j1t pic.twitter.com/bAHANemFms

— Criptonizando (@criptonizando) June 18, 2019

A moeda tem enfrentado muitos obstáculos para ser regulamentada nos países, principalmente nos EUA, devido ao medo dos governos de que o Facebook possa tomar a estabilidade dos bancos centrais.

Outra preocupação alegada pelas autoridades é o potencial da moeda para facilitar lavagem de dinheiro e fraudes.

No início de deste mês, a força-tarefa criada pelas nações do G7 para investigar questões sobre criptomoedas, concluiu que serão necessários regulamentos do “mais alto padrão” para governar o projeto Libra.

Recentemente, o ex-diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil, Aldo Luiz Mendes, chamou a Libra de “um projeto ambicioso”, e afirmou que “com certeza será uma grande ameaça aos métodos financeiros tradicionais”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 10, 2025

Bitcoins Hoje: preço desafia resistência chave perto de US$ 110 mil

Escrito por Thiago Barboza
Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza