Ícone do site Criptonizando

Libra no Brasil? Facebook solicita registro e cita Bitcoin

zuckerberg facebook libra criptomoedas brasil

Foto: Anthony Quintano/Flickr

Apesar das dificuldades que o Facebook está enfrentando em relação à regulação de sua criptomoeda, Libra — o que levou a companhia a admitir que a stablecoin pode nunca ser lançada —, Mark Zuckerberg parece não ter desistido da moeda.

A rede social pediu oficialmente o registro da Libra junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial do Brasil, entidade responsável pelo registro de patentes e marcas.

No pedido, publicado na Revista de Propriedade Intelectual (RPI) do Brasil, a companhia afirma que tem intenções de integrar o Bitcoin entre os serviços associados à Libra. Isso acende a possibilidade da carteira Calibra armazenar bitcoins.

O documento, que agora aguarda aprovação, declara:

“Verificação de terceiros para transações em moeda digital, incluindo, mas não limitado a transações envolvendo Bitcoin; serviços de fornecimento de uso temporário de software não descarregável para uso na coleta, transferência, recebimento, rastreamento, armazenamento e transferência de Bitcoin.“

A stablecoin do Facebook conta com uma associação de 27 empresas, incluindo a Visa, Mastercard, Paypal, Uber e Spotify, que investiram, cada uma, US$ 10 milhões no projeto, que deve ser lançado em 2020.

Veja como o Spotify vai utilizar a moeda do Facebookhttps://t.co/62TqC81j1t pic.twitter.com/bAHANemFms

— Criptonizando (@criptonizando) June 18, 2019

A moeda tem enfrentado muitos obstáculos para ser regulamentada nos países, principalmente nos EUA, devido ao medo dos governos de que o Facebook possa tomar a estabilidade dos bancos centrais.

Outra preocupação alegada pelas autoridades é o potencial da moeda para facilitar lavagem de dinheiro e fraudes.

No início de deste mês, a força-tarefa criada pelas nações do G7 para investigar questões sobre criptomoedas, concluiu que serão necessários regulamentos do “mais alto padrão” para governar o projeto Libra.

Recentemente, o ex-diretor de Política Monetária do Banco Central do Brasil, Aldo Luiz Mendes, chamou a Libra de “um projeto ambicioso”, e afirmou que “com certeza será uma grande ameaça aos métodos financeiros tradicionais”.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile