Ícone do site Criptonizando

Líderes da maior pirâmide financeira com Bitcoin da história são presos na China

bitcoin-pirâmide-criptomoedas-economia-maior-golpe-financeiro-china-autoridades

Líderes da maior pirâmide financeira com Bitcoin da história foram presos na China nesta quinta-feira (30). As informações são da Cailian News.

As autoridades chinesas fizeram 109 prisões de pessoas envolvidas com o esquema PlusToken Bitcoin, que vinha sendo investigado desde 2019.

De acordo com a polícia, 27 dos presos eram líderes do negócio fraudulento e bilionário.

Eles faziam parte de uma equipe chamada “núcleo” e haviam fugido para o exterior.

Os outros 82 eram partes importantes do esquema com criptomoedas, responsáveis pela operação da empresa na China e no exterior, segundo as autoridades.

A PlusToken teve 2 milhões de participantes e arrecadou 40 bilhões de yuans (30 bilhões de reais) enganando investidores e roubando milhões de dólares através de diversas criptomoedas, informaram os investigadores.

O golpe lançado em 2018 como um projeto internacional de carteira de criptomoedas apoiado por uma equipe sul-coreana com ex-funcionários da Samsung e do Google contava com mais de 3.000 relacionamentos hierárquicos dentro do esquema.

Como de costume em casos desse tipo, os operadores do esquema prometiam ganhos irreais em supostos investimentos em criptomoedas, além de bônus por trazer novas pessoas para aplicar no negócio.

Segundo informações o golpe foi amplamente divulgado por toda a Ásia, e os golpistas se esforçaram usando métodos novos, como o uso de 6.000 carteiras para mascarar e lavar fundos roubados em Bitcoin, Ethereum e EOS.

As prisões de hoje encerram o maior esquema ponzi do setor de criptomoedas conhecido até o momento, apontou o Decrypt.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile