Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Slogan político da China atrapalha implementação do Yuan Digital

Slogan político da China atrapalha implementação do Yuan Digital

Slogan político da China atrapalha implementação do Yuan Digital
Reprodução

A China lidera no desenvolvimento da moeda digital emitida pelo Banco Central (CBDC), mas seu principal slogan político pode atrapalhar o Yuan Digital. 

Enquanto os países ocidentais começaram a falar sobre o Yuan Digital, o CBDC da China já foi testado em algumas áreas, conforme reportagem do Cointelegraph

Segundo Takaya Nakamura, executivo da bolsa japonesa de criptomoedas Fisco, o Yuan digital não prevalecerá por causa do “sonho da China”.

O principal slogan político que o presidente Xi Jinping revelou em 2012, tem como objetivo alcançar o “sonho chinês” do grande rejuvenescimento da nação. 

Como a China, a fábrica do mundo, é removida das cadeias de suprimentos do mundo devido à desaceleração econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, e da contusão americana, eles fortalecerão ainda mais o sonho de alimentar o patriotismo e passar pela crise. 

Nakamura acredita que isso pode levar a um maior isolamento da China na economia mundial. 

“O Partido Comunista Chinês (PCC) precisa continuar enfatizando o sonho da China, caso contrário eles não poderão manter sua força unificadora e serão derrubados. Mas, se o fizerem demais, se isolarão ainda mais no mundo e perderão sua competitividade econômica. Esta é uma espiral negativa”, declara o executivo. 

Quando a China for removida das redes mundiais de comércio, elas perderão as reservas em moedas estrangeiras, segundo Nakamura.

A China precisa de um tempo de transição para o Yuan digital quebrar a hegemonia do dólar.

“Enquanto você vive no tempo da hegemonia do dólar, ter reservas em moeda estrangeira é muito importante. Perdê-lo acabará dificultando a China avançar o yuan digital”, declara Nakamura. 

Para o executivo, a China só terá a chance se os Estados Unidos não fizerem nada durante a transição do Yuan Digital.

Contudo, seis bancos centrais, como Banco da Inglaterra e Banco do Japão, estão colaborando na pesquisa do CBDC e supostamente realizaram a primeira reunião. 

O Banco do Japão anunciou que iniciaria os testes de um Iene digital em breve. Já os Estados Unidos não começaram a falar oficialmente sobre um CBDC. 

Em junho o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, comentou que precisa entender primeiro e depois melhorar-ló. 

No Brasil, a Câmara dos Deputados encaminhou Requerimento de Informação do Criptoreal para o Banco Central.

Uma série de questionamentos foi enviado ao Banco Central do Brasil sobre a criação de uma moeda digital oficial do governo (CBDC).

O Deputado Luiz Goularte já havia solicitado, ao Ministro da Economia, Paulo Guedes que substituísse a moeda em espécie por uma moeda digital, uma forma de enfrentar a pandemia causada pela COVID-19.

Leia também: Bitcoin pode ter sinal de alta com crescente demanda por ouro

Curta o Criptonizando no Facebook, Instagram, Twitter e Telegram para ficar por dentro de tudo que acontece no Mercado Cripto.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Últimas Notícias