Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Como minerar Litecoin?

Como minerar litecoin?

Primeiramente é necessário dizer que se sua intenção é apenas adquirir Litecoin, a maneira mais fácil e conveniente é comprá-lo através de em uma exchange como etoro ou Binance. Entretanto, se você preferir minerar Litecoin porque tem tempo pra isso e acredita ser possível obter lucro, ou simplesmente tem curiosidade e vontade de ver como esse universo funciona, esse artigo vai te ajudar a compreender os conceitos e os primeiros passos que você deve tomar.

 

Escolhendo uma carteira para guardar seus Litecoins

Antes de tudo, você vai precisar de um lugar para guardar suas moedas. Existem várias opções de carteiras disponíveis que variam em termos de praticidade e segurança, e você vai precisar escolher a que seja mais adequável para sua necessidades. Entre as carteiras online, você tem opções bem avaliadas como a Litecoin Core (oficial do Litecoin), electrum e Exodus.

As carteiras online tem a vantagem de serem grátis e relativamente seguras. Contudo, se você preza por uma maior segurança e não se incomoda em gastar por isso, carteiras de Harware como Ledger Nano S, Trezor T e Keepkey são opções mais recomendadas.

Outra opção são as carteiras de papel, que guardam suas chaves de em códigos QR ou com uma combinação de números e letras.

CPU vs GPU vs ASIC

ASIC mineração Litecoin

Até há alguns anos atrás era possível obter lucros ao minerar Litecoin a partir de uma GPU (unidade de processamento gráfico) ou até mesmo da CPU de computador comum. No entanto, com o aumento da concorrência, a mineração passou a não ser mais lucrativa usando esses equipamentos e hoje os ASICS são predominantemente usados para minerar Litecoin, Bitcoin e outras criptomoedas. Um ASIC é basicamente um hardware especificamente desenvolvido para resolver os problemas criptográficos necessários para minerar com eficiência.

Contudo, o ASIC é um equipamento caro e se você não estiver disposto a gastar dinheiro adquirindo-o e ainda quer minerar por sua conta, usar a CPU do seu computador(até mesmo desde seu notebook) é uma maneira de se familiarizar com o processo e os conceitos. Fazendo isso você evita o risco perder dinheiro investindo em algo que você ainda não conhece bem e depois descobrir que a atividade não é pra você. Só esteja ciente que não haverá lucros minerando dessa maneira.

 

Juntar-se ou não á uma pool de mineração de Litecoin?

Depois de ter escolhido o tipo de equipamento que vai usar, você precisa escolher entre minerar sozinho ou entrar em uma pool de mineração. Lugar onde outros mineradores como você somam seus poderes computacionais para aumentar a chance de minerar um bloco e depois dividem os lucros.

A vantagem de minerar sozinho é que você não precisa dividir lucros com ninguém quando encontrar um bloco. Mas a verdade é que se você está minerando sozinho suas chances são baixíssimas de conseguir minerar um bloco de Litecoin, pois você estará competindo contra muitas pools com muito mais poder computacional que você.

Estando em uma pool de mineração, você certamente vai aumentar suas chances de conseguir um bloco, mas é claro que isso também varia bastante. Às vezes você pode minerar vários blocos rapidamente, e outras vezes vai ter que esperar bastante tempo pra conseguir um único bloco. Assim mesmo, é bem provável que seus ganhos sejam mais estáveis ​​em uma pool, mesmo tendo que dividir os lucros.

Se você decidir por uma pool de mineração, o próximo passo é buscar uma que tenha boa reputação, pois existem várias com intenções questionáveis. Para evitar isso, não se esqueça de  pesquisar seu histórico e avaliações de clientes.

 

Requisitos de Software

software mineração litecoin

Se você minerar com um ASIC, seu equipamento possivelmente virá pré-instalado com um software de mineração. Se escolher minerar desde uma CPU ou GPU, será necessário escolher seu software. Nessa etapa é preciso tomar cuidado com o software que você baixar, para evitar infectar sua máquina com um malware.

Em uma pool de mineração, eles provavelmente vão te indicar os passos necessários para instalar o software. E se você minerar sozinho, há inúmeros fóruns sobre o assunto, mas cuidado, é sempre essencial ficar atento ao provedor da informação, pois nesse universo de criptomoedas há muita gente experiente querendo enganar iniciantes.

 

Como saber meu lucro?

Existem inúmeras calculadoras online de mineração que você pode estimar o seu lucro como: nicehash, criptocompare e whattomine.

Para calcular o quão rentável será sua mineração de Litecoin é preciso levar em consideração variáveis como:

  • Hashrate (número de hashes por segundo, basicamente a potência da sua mineração)
  • As taxas cobradas pela sua pool (caso você esteja em uma)
  • Custo da eletricidade na sua região (aqui você pode ver o valor das principais cidades do Brasil)
  • O custo do equipamento de harware
  • O valor do Litecoin no período

 

Conclusão

Espero que com esse artigo você tenha entendido melhor os conceitos envolvidos na mineração do Litecoin e que isso te leve a tomar melhores decisões nesse processo.

Entretanto, dúvidas específicas irão inevitavelmente surgir e os   fóruns são ótimos lugares para encontrar respostas, pois sua pergunta possivelmente já terá sido já foi feita, e se não foi, sempre poderá fazê-la.

Para finalizar, nunca se esqueça que investir em criptomoedas é sempre uma incógnita, e consequentemente um risco. Portanto, lembre-se de nunca investir mais do que você esteja preparado para perder.

Leia também: Como minerar Ethereum?

Receba as notícias mais importantes no seu email

Receba as notícias mais importantes no seu email

Todos os guias