Ícone do site Criptonizando

Lugano, na Suíça, segue El Salvador e adota Bitcoin como moeda legal

Bitcoin

A cidade de Lugano, localizada na parte italiana da Suíça, se tornou a mais nova região a estabelecer o Bitcoin (BTC) como moeda legal, seguindo os moldes de El Salvador.

Além do bitcoin, o dólar tether e o LVGA, uma moeda estável lastreada no franco suíço, também ganharam o mesmo status do principal cripto-ativo, e poderão ser amplamente utilizadas no comércio e para o pagamento de impostos.

O anúncio foi feito ontem em um evento com representantes da cidade e os parceiros das empresas Theter Limited e Blockstream.

O anúncio foi registrado por um transação de 0,021 btc enviados para os cofres da cidade pela Tether, com uma mensagem escrita no OP_Return:

“Lugano 03/Mar/2022 Tether e a Cidade de Lugano concordam em implementar Plano ₿”.

O evento foi coberto com uma tradução simultânea em português no canal da Criptomaníacos no YouTube:

O que muda?

Como destacado pelas falas do evento, o objetivo principal do Plano B é ​​”construir um centro de excelência para adoção de blockchain na Europa”.

A cidade, apesar da pequena população de 63 mil habitantes, é um centro educacional e conta com 3 universidades, que oferecerão cursos e treinamentos voltados para o Bitcoin e para as tecnologias descentralizadas.

Por meio de apoio ao setor, a cidade planeja também atrair startups e empresas engajadas com o Bitcoin como forma também de aquecer a economia local.

A cidade também sediará o Bitcoin World Forum, um evento que contará neste ano com a presença do lendário criptógrafo Adam Back.

“Lugano é uma cidade vibrante, cheia de inovadores e pensadores do futuro. Como a maior stablecoin do mundo, vislumbramos um futuro em que empresas de todos os tamanhos e escalas sejam capazes de alavancar plataformas blockchain para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos locais, fornecendo serviços financeiros e diários mais sustentáveis, transparentes e confiáveis. Estamos ansiosos para que Lugano se torne um modelo para adoção global.” – Disse Paolo Ardoino, CTO da Tether.

Espera-se que Lugano, cuja língua oficial é o Italiano, se torne um centro e uma referência global para o Bitcoin na Europa, e que outras cidades, regiões ou mesmo países sigam o seu exemplo de pioneirismo.

Além disso, a cidade pretende ser também um centro para a mineração verde de Bitcoin. Está nos planos utilizar a energia excedente desperdiçada diariamente nas residências para a mineração, uma atividade essencial para a rede.

Mais locais a caminho

Samson Mow, um conhecido nome dentro da comunidade do Bitcoin, anunciou recentemente que está deixando a Blockstream para se dedicar a ajudar governos e  nações a adotar o Bitcoin.

Mow foi uma das principais pessoas por trás da adoção do Bitcoin por El Salvador, e agora está focado em levar o cripto-ativo para diferentes localidades.

Qual sua opinião sobre o anúncio? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: O Bitcoin (BTC) é uma proteção contra catástrofes financeiras e colapsos econômicos

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile