Ícone do site Criptonizando

Maior atualização em 4 anos do Bitcoin está próxima de acontecer

Gold bitcoin. Mining business symbol, internet exchange digital market. Cryptocurrency, blockchain technology vector background. Bitcoin virtual, btc illuminate net, neon bright cryptocurrency

O Taproot, a maior atualização do Bitcoin em 4 anos, está próxima de acontecer, com os mineiros começando a sinalizar o suporte. Até o momento, Slush Pool, Foundry e F2pool sinalizaram a intenção de apoiar a atualização.

A última grande atualização ocorrida na rede Bitcoin foi a Segregated Witness (Segwit) em 2017, uma atualização com objetivo de otimizar as transações ocorridas na rede. Agora, uma nova mudança, que está sendo discutida desde 2018, começa a dar os primeiros passos para a ativação.

O Traproot foi uma atualização proposta pelo contribuidor do Bitcoin Core Gregory Maxwell, cujo objetivo é otimizar rede Bitcoin e adicionar uma pequena camada de privacidade quando se trata de carteiras multi-sig, o que inclui as aberturas de canais da Lightning Network.

Como se trata de um softfork, a atualização não provocará uma divisão da cadeia, pois não quebra as regras de consenso da rede BTC. Contudo, a atualização só será ativada quando os mineradores sinalizarem o apoio à mudança. 

“Taproot é uma proposta de atualização do protocolo Bitcoin que pode ser implantada como um soft fork compatível com versões futuras. 

Ao combinar o esquema de assinatura Schnorr com MAST e uma nova linguagem de script chamada Tapscript, o Taproot expandirá a flexibilidade dos contratos inteligentes do Bitcoin, oferecendo mais privacidade ao permitir que os usuários mascarem contratos inteligentes complexos como uma transação bitcoin regular.” – Observa a documentação do Github.

O consenso descentralizado

Foi decidido que haverá um período de 2016 blocos, aproximadamente 2 semanas, para que os mineiros sinalizem o suporte à mudança. Somente quando houver uma aceitação por parte dos mineradores, a atualização começará a funcionar.

Atualmente, as pools Foundry, Slush Pool e F2pool, a maior pool por hashrate do mundo, sinalizaram apoio ao Taproot. Até ontem, cerca de 25% do hashrate do Bitcoin estava sinalizando apoio à mudança.

Veja a fala do Cobra, um dos pioneiros do Bitcoin, na qual Satoshi Nakamoto concedeu o domínio do site Bitcoin.org, sobre o consenso descentralizado da rede:

“Se você é novo no Bitcoin e está preocupado com o debate sobre a ativação do Taproot, não se preocupe. A tomada de decisão no Bitcoin é descentralizada e o consenso surge naturalmente à medida que o coletivo de indivíduos na comunidade avalia as várias propostas concorrentes. É confuso, mas funciona.”

Apesar das discussões na comunidade, a atualização apresenta menor resistência que a atualização SegWitt de 2017, e deve ocorrer naturalmente nos próximos dias.

Leia mais: Por que governo Chinês começou a minerar bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile